Arquivo: Defesas

“O QUE NOS UNE É MAIS FORTE DO QUE O QUE NOS SEPARA”: A CONSTRUÇÃO DAS IDENTIDADES DOCENTES A PARTIR DAS INTERAÇÕES ENTRE PROFESSORAS NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL.

LEITURAS DE SI NAS CIRANDAS CIGANAS COM AS CRIANÇAS DO BAIRRO SUMARÉ EM SOBRAL/CE: HIBRIDAÇÃO E RESISTÊNCIAS.

O GINÁSIO MUNICIPAL E O ENSINO SECUNDÁRIO EM FORTALEZA: PERCUSRSOS HISTÓRICOS E ITINERÁRIO SOCIAL (1949-1971).

ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ANÁLISES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE ALFABETIZAÇÃO E AVALIAÇÃO IMPLEMENTADAS POR DOCENTES DO 2º ANO DO E. F. DE MUNICÍPIOS CEARENSES.

DEFICIÊNCIA VISUAL E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: APRENDIZAGEM MATEMÁTICA A PARTIR DAS PESQUISAS REALIZADAS ENTRE 2016-2022.

Aprendizado técnico como mecanismo de manutenção da vida: etnografia multiespécies no Meliponário Cantinho do Céu, Área de Proteção Ambiental da Serra de Baturité, em Guaramiranga, Ceará.

O NÃO-LUGAR DO ENSINO DE MÚSICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS MUNICIPAIS DE FORTALEZA: DESVELANDO SUA INVISIBILIDADE.

Saberes-práticas docentes sobre crianças em situação de dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita do 5º ano do Ensino Fundamental de Fortaleza.

A falha metabólica entre ser social e natureza no seio do capital em crise, e a educação como mediação ideológica desse processo: uma análise à luz da centralidade ontológica do trabalho.

CONTRIBUIÇÕES DE DESCARTES MARQUES GADELHA PARA A FORMAÇÃO DO CAMPO PERCUSSIVO DA CIDADE DE FORTALEZA: UMA ABORDAGEM PRAXIOLÓGICA A PARTIR DA HISTÓRIA DE VIDA DE UMA AUTORIDADE PEDAGÓGICA.