Laboratórios e Projetos de Pesquisa
O Grupo de Pesquisa em Avaliação & Gestão Educacional (GAPGE) foi fundado no ano de 2007 na Universidade Federal do Ceará (UFC), e registrado no CNPq desde então. Surgiu do crescimento de demandas por parte da sociedade local e regional de pesquisas na área de estudos em avaliação e gestão nas Áreas da Educação e da Administração, sobretudo ligadas aos Programas de Pós-graduação em Educação Brasileira (PPGE) e em Administração e Controladoria Profissional (PPAC PROF), especificamente nas linhas de pesquisa Avaliação Educacional; e Estudos Organizacionais e Gestão de Pessoas. O seu macroprojeto de pesquisa tem o objetivo de é identificar, analisar, aprofundar e propor fenômenos, processos, modelos, procedimentos, projetos, produtos, serviços, equipes, negócios, recursos, objetivos, indicadores e metas em estudos sobre avaliação e gestão institucional e educacional que estão presentes em organizações públicas, privadas e/ou do terceiro setor que atuam na educação básica, profissional e/ou superior, e também na educação organizacional ou corporativa.
►Site: https://gpage.ufc.br
►Responsável: Prof. Marcos Antonio Martins Lima
►Contato: marcoslimaiag@gmail.com
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O PROMIDIA surge a partir dos esforços dos membros em investigar como o processo de produção de mídias pode ajudar no desenvolvimento conceitual, procedimental e atitudinal de estudantes, professores e pesquisadores, na promoção de competências necessárias para a formação cidadã, tais como a autonomia, o senso crítico, a criatividade e a colaboração. O Grupo realiza pesquisas e projetos em espaços escolares (escolas, universidades, espaços virtuais), oportunizando a aprendizagem teórica e metodológica a todos os participantes – mestrandos, doutorandos, bolsistas de iniciação científica, professores e pesquisadores. Temos trabalhado com temas relacionados, mas não restritos ao Construcionismo, Cultura Maker, Robótica Educacional. Equidade, Design Thinking e Inteligência Artificial na Educação. As ações de pesquisa do Promidia estão vinculadas à dois projetos de extensão: [1] Produção Colaborativa de Mídias Digitais e Aprendizagem da Matemática, com início em 2017 e; [2] Desenvolvimento Profissional de Professores que ensinam matemática com ações interdisciplinares, com início em 2021.
►Site: proativa.virtual.ufc.br/promidia
►Link no Diretório de Grupos CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8973286572116155
►Responsável: Profª Juscileide Braga de Castro
►Contato: promidia@virtual.ufc.br
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Esta pesquisa pretende se debruçar sobre os conceitos “grande política”, “pequena política” e “partido educador” estabelecendo como objetivo principal verificar as possíveis relações entre as elaborações sobre os mesmos no cenário da Rússia revolucionária, especialmente nas reflexões de Trotsky e as elaborações gramscianas amadurecidas nos Cadernos do Cárcere.
►Site: não tem
►Responsável: Prof. Justino de Sousa Junior
►Contato: justinojr66@yahoo.com.br
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O Laboratório de Pesquisas Multimeios é vinculado ao Programa de Pós-graduação da Faced/ UFC, desde 1997 e cadastrado como grupo de pesquisa no CNPq desde 1998. Tem por objetivo o desenvolvimento de pesquisas sobre:
1. Sequência Fedathi: metodologia de ensino e pesquisa e suas aplicações;
2. TeleMeios: desenvolvimento de ferramentas adaptativas, cooperativas e interativas para o ensino a distância;
3. A modalidade de ensino Comodale Multimeios;
4. Desenvolvimento de software e materiais didáticos;
5. Cultura e inclusão digital;
6. Tecnologias digitais e IA na Educação;
7. O ensino de Matemática assistido por computador (EIAC); e
8. Formação de recursos humanos.
Financiadores: CNPq, CAPES, FINEP, MiniCom, BNB e Funcap.
►Site: www.multimeios.ufc.br
►Link no Diretório de Grupos CNPq: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8657
►Responsáveis: Profª Maria José Costa dos Santos (maze@multimeios.ufc.br); Angela Maria de Sousa Bezerra (angela@multimeios.ufc.br); Prof. Herminio Borges Neto (herminio@multimeios.ufc.br)
►Contato: web@multimeios.ufc.br
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O eixo central desta pesquisa está relacionado com a retomada da discussão do conceito de homem novo que se articula com os ideais de emancipação humana. A diretriz principal deste estudo é a busca da dimensão educativa que, de partida, acreditamos ser uma dimensão forte e pouco destacada ou às vezes até esquecida. Embora o eixo central desta pesquisa se defina pelo vínculo estabelecido entre homem novo e emancipação humana, esta investigação também deverá analisar as principais expressões filosóficas e políticas deste conceito construídas historicamente a exemplo do homem novo do cristianismo, do homem novo do contexto revolucionário francês, do homem novo do fascismo. Uma das motivações desta pesquisa é demonstrar a hipótese de que a ideia de homem novo presente no ideário da emancipação humana construída pela práxis educativa, apesar de guardar com as demais expressões elementos em comum, se distingue radicalmente delas.
►Site: não tem
►Responsável: Prof. Justino de Sousa Junior
►Contato: justinojr66@yahoo.com
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O Grupo de Estudos Tecendo Redes Cognitivas de Aprendizagem (G-TERCOA), fundado no ano de 2014 na Universidade Federal do Ceará (UFC), e registrado no CNPq desde o ano de 2015, é um grupo de estudos e pesquisas com um olhar interdisciplinar na formação do pedagogo direcionando os estudos ao ensino da Matemática com foco no tripé da Universidade: pesquisa, ensino e extensão.
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►Site: https://gtercoa.ufc.br
►Responsáveis: Profª Maria José Costa dos Santos e Prof. Wendel Melo Andrade
►Contato: gtercoa@ufc.br
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