Disciplinas e Ementas

INTEGRALIZAÇÃO DE CRÉDITOS

Mestrado
Integralização dos estudos em disciplinas e atividades acadêmicas, expressos em unidades de créditos (correspondente a 16h), com um mínimo de 30 (trinta) créditos, dos quais 06 (seis) correspondentes às atividades de dissertação. (Normas dos Cursos de Pós-Graduação – Stricto Sensu, Capítulo 1 – Finalidade e Organização, Artigo 3º, Inciso II).

Doutorado

Integralização dos estudos em disciplinas e atividades acadêmicas, expressos em unidades de créditos, com um mínimo de 60 (sessenta) créditos, dos quais 12 (doze) correspondentes às atividades de tese. (Normas dos Cursos de Pós-Graduação – Stricto Sensu, Capítulo 1 – Finalidade e Organização, Artigo 4º, Inciso II).

DISCIPLINAS

O elenco de disciplinas do Programa é o mesmo para o Curso de Mestrado e o de Doutorado. Centrada em torno das Linhas de Pesquisa definidas pelos Eixos Temáticos, a estrutura privilegia a integração disciplina/prática de investigação.

OBRIGATÓRIAS

PEP0011- SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO MESTRADO, 02 cr.  (1º semestre de curso)
PDP1022 – SEMINÁRIO DE INTRODUÇÃO AO DOUTORADO, 02 cr.  (1º semestre de curso)

Permitem conhecer o Programa, a estrutura do curso, as Linhas de Pesquisa em termos de conteúdo de trabalho e operacionalização, as pesquisas dos docentes, além da oportunidade de discutir propostas de estudo e expectativas.

PDP7811 –  EDUCAÇÃO BRASILEIRA, 04 cr. Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)

Evolução da educação no Brasil. Educação Brasileira Contemporânea. Tendências e perspectivas atuais.

PDP8700 – CORRENTES MODERNAS DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA, 04 cr . Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)
Confronto entre as principais teorias do conhecimento o empirismo e a dialética, a lógica formal e a lógica dialética. A produção do saber.

O aluno deverá cursar as duas disciplinas acima ou apenas uma delas.

PDP873 – TEORIAS DA EDUCAÇÃO, 04 cr. Disciplina obrigatória para alunos não oriundos da área da Educação.

Estudo das correntes pedagógicas contemporâneas, raízes históricas, influência da filosofia, da sociologia e da psicologia. Relação currículo e didática.

PEP0022 –  SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA – MESTRADO, 01 cr. Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)

PEP1022 –  SEMINÁRIO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA – DOUTORADO, 01 cr. Disciplina obrigatória (1º semestre de curso)

Estudo Introdutório à Linha de Pesquisa do aluno e voltado para a definição dos projetos de pesquisa.

 

Disciplinas obrigatórias das Linhas de Pesquisa
(uma para cada linha de pesquisa e ofertada no 2º semestre de curso)

PDP8888 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL I , 04 cr.
PEP0222 – EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO I, 04 cr.
PEP1899 – EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E SOCIEDADE I, 04 cr.
PEP0233 – FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO I, 04 cr.
PEP1788 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA I, 04 cr.
PEP0244 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO I, 04 cr.
PEP1903 – LINGUAGENS E PRÁTICAS EDUCATIVAS I, 04 cr.
PEP0266 – MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA I, 04 cr.
PEP0277 – TRABALHO E EDUCAÇÃO I, 04 cr.

Essas disciplinas são básicas para cada Linha de Pesquisa e o conteúdo  varia de acordo com os interesses de pesquisa dos alunos matriculados.
Estudam os referenciais teóricos-metodológicos que fundamentam os paradigmas da área e as pesquisas dos docentes que compõem as linhas de pesquisa. Revisão da literatura pertinente. Análise das categorias propostas. O aluno precisa cursar apenas uma delas.

 

PDP0102 – PROFICIÊNCIA, 01 cr. (Mestrado)
PDP5555 – PROFICIÊNCIA EM LÍNGUA ESTRANGEIRA, 01 cr. (Doutorado)

Proficiência em 1 (uma) língua estrangeira, para curso de Mestrado, e de 2 (duas) para o curso de Doutorado.

 

PDP0043 – QUALIFICAÇÃO, 01 cr.(Mestrado)
PDP6666 – QUALIFICAÇÃO, 01 cr. (Doutorado)

Apresentação do projeto de pesquisa.

 

PDP7999 –  DISSERTAÇÃO, 06 cr. (Mestrado)
PDP8999 –  TESE, 12 cr. (Doutorado)

Trabalho final de cada curso.

OPTATIVAS

PDP0522 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO I, 04 cr. Disciplina visa à construção de projeto de pesquisa.

PDP1522 – PESQUISA EM EDUCAÇÃO II, 04 cr. Disciplina contempla a revisão crítica das abordagens teórico-metodológicas que delimitam a pesquisa educacional.

Elementos definidores do processo de investigação científica. Principais procedimentos e técnicas de pesquisa.

 

As disciplinas abaixo são complementares às temáticas básicas das linhas de pesquisa e objetivam o aprofundamento de aspectos teóricos-metodológicos próprios a cada linha de pesquisa, necessários ao desenvolvimento dos procedimentos para coleta e análise dos dados.

PDP8899 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL II , 04 cr. (Mestrado)
PDP1700 – AVALIAÇÃO EDUCACIONAL III , 04 cr. (Doutorado)
PEP0722 – EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1722 – EDUCAÇÃO, CURRÍCULO E ENSINO III, 04 cr. (Doutorado)
PEP1901 – EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E SOCIEDADE II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1902 – EDUCAÇÃO, ESTÉTICA E SOCIEDADE III, 04 cr. (Doutorado)
PEP0233 – FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1733 – FILOSOFIA E SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO III, 04 cr. (Doutorado)
PEP1799 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1800 – HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO COMPARADA III, 04 cr. (Doutorado)
PEP0744 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1744 – HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO III, 04 cr. (Doutorado)
PEP1904 – LINGUAGENS E PRÁTICAS EDUCATIVAS II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1905 – LINGUAGENS E PRÁTICAS EDUCATIVAS III, 04 cr. (Doutorado)
PEP0766 – MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1766 – MOVIMENTOS SOCIAIS, EDUCAÇÃO POPULAR E ESCOLA III, 04 cr. (Doutorado)
PEP0277 – TRABALHO E EDUCAÇÃO II, 04 cr. (Mestrado)
PEP1777 – TRABALHO E EDUCAÇÃO III, 04 cr. (Doutorado)

 

Essas disciplinas abaixo, ministradas em forma de seminários, estudam temas propostos referente às suas linhas de pesquisas e eixos temáticos, por alunos ou professores visando ao aprofundamento de questões educacionais.

PEP0800 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO I, 03 cr. (Mestrado)
PBP0811 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO II, 04cr. (Mestrado)
PEP0866 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO III, 03cr. (Doutorado)
PEP0877 – TÓPICOS AVANÇADOS EM EDUCAÇÃO IV, 04cr. (Doutorado)

PEP0844 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO I, 03 cr. (Mestrado)
PBP0855 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO II, 04cr. (Mestrado)
PEP0822 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO III, 03cr. (Doutorado)
PEP0900 – TÓPICOS ESPECIAIS EM EDUCAÇÃO IV, 04cr. (Doutorado)

 

ESTUDOS ORIENTADOS – O aluno cursará as disciplinas de Estudos Orientados de acordo com a disponibilidade de seu orientador, em um dos códigos abaixo relacionados.

PDP8022 – ESTUDOS ORIENTADOS I, 01 cr. (Mestrado)
PDP8033 – ESTUDOS ORIENTADOS II, 02 cr. (Mestrado)
PDP8044 – ESTUDOS ORIENTADOS III, 03 cr. (Mestrado)

PEP1588 – ESTUDOS ORIENTADOS IV, 01 cr. (Doutorado)
PEP1599 – ESTUDOS ORIENTADOS V, 02 cr. (Doutorado)
PEP1600 – ESTUDOS ORIENTADOS VI, 03 cr. (Doutorado)

Estudo individual ou em grupo, para o aprofundamento de questões teórico-metodológicas relacionadas com o currículo do curso e linhas de pesquisa/eixos temáticos, sob a orientação do professor orientador ou de um professor ou grupo de professores.

 

PDP0131 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA I, 04 cr. Disciplina obrigatória para o aluno do curso de Mestrado.
PDP0203 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA II, 04 cr. Disciplina obrigatória para o aluno do curso de Doutorado.
PDP0220 – ESTÁGIO DE DOCÊNCIA III, 04 cr. Disciplina obrigatória para o aluno do curso de Doutorado.

Processo educativo e a didática na educação superior. Desenvolvimento, análise e avaliação de experiência de ensino realizada, com investigação sobre aspectos do cotidiano escolar nos cursos de graduação da UFC. Sistematização da experiência de Estágios de Docência supervisionada em forma de relatório.

 

PCP0725 – DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR, 04 cr.

Universidades: origens e trajetórias. Constituição do campo do Ensino superior no Brasil. O trabalho docente no contexto universitário. Concep­ções de ensino e aprendizagem. Cenários de atuação e identidades dos atores educativos. Competências básicas e atividade pedagógica no en­sino superior: transposição didática, domínio do conteúdo, conhecimento pedagógico, conhecimento dos alunos, conhecimento das concepções dos estudantes e das estratégias apropriadas. Procedimentos e organiza­ção das experiências de ensino e aprendizagem na universidade: planeja­mento, gestão da classe, gestão da matéria e avaliação. Perspectivas do campo Universitário.