PEP1901 – Educação, Estética e Sociedade II: Marxismo e Formação do Educador [ME]
►Disciplina: PEP1901 – Educação, Estética e Sociedade II: Marxismo e Formação do Educador
►Curso: Mestrado
►Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
►Dias da Semana: Terça – manhã
►Horário: 8h às 12h
►Nº de vagas: 25
►Docente: Valdemarin Coelho Gomes
►Docentes Adicionais: Josefa Jackline Rabelo (UFC); Francisca Maurilene do Carmo (UFC); Osterne Nonato Maia Filho (UECE) ; Maria das Dores Mendes Segundo (UECE)
►Ementa: Da III Tese sobre Feuerbach ao praticismo/mercantilismo vigente. A relação trabalho- educação na perspectiva marxista ontológica. Em busca das bases ontológicas da Psicologia Histórico-Cultural e sua implicações para a educação. Introdução à crítica dos paradigmas dominantes da formação do educador no contexto de crise estrutural do capital. Educação e formação humana em Gramsci. A política de formação do professor brasileiro sob o crivo da crítica marxista. O financiamento da educação brasileira. O problema (da economia) do conhecimento; Educação, gênero e lutas raciais na perspectiva do marxismo
►Referências:
ALMEIDA, Emanoel Rodrigues. O papel da produção social na gênese, no desenvolvimento e no devir do gênero humano (Tese de Doutorado).PPGEB- UFC, 2017.
CARMO, F. M.Vigotski: um estudo à luz da centralidade do trabalho. Tese de doutorado. Fortaleza, UFC, 2008.
CARMO, Maurilene do; GONÇALVES, Ruth Maria de Paula ; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. O ideário (anti) pedagógico da Educação para Todos: desdobramentos sobre a formação do professor e sua prática. In: RABELO, Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; JIMENEZ, Susana. O movimento de Educação para Todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2017.
COSTA, Frederico. A natureza ontológica do pensamento de Marx. Revista Eletrônica Arma da Crítica. Ano 1, N. 1, 2009.
DEL ROIO, Marcos. Gramsci e a educação do educador. Cadernos Cedes. Vol. 26, N. 70, pp. 311 – 328. Campinas, set/dez 2006.
FACCI, Marilda G. D. Valorização ou esvaziamento do trabalho do professor? SP, Autores Associados, 2004.
FRERES, Helena; JIMENEZ, S; RABELO, J.; SEGUNDO, M. D. M. Apontamentos sobre a relação ontogenética entre trabalho e conhecimento. Série-Estudos (UCDB), v. 33, p. 11-28, 2012.
GONÇALVES, Ruth. M. P.; MORAES, B. M. O trabalho como fundamento onto-histórico do ser social: lineamentos teóricos de Marx e Leontiev. In: SANTOS, Deribaldo; COSTA, Frederico; JIMENEZ, Susana. (Org.). Ontologia, estética e criseestrutural do capital. 1ed.Fortaleza: EdUECE, 2012, p. 60-74.
GOMES, Valdemarin C. Pensamento complexo e educação para o futuro: entrelaçamentos na teia ideológica do capital. Tese de doutorado. Fortaleza, UFC, UFC, 2010.
JIMENEZ, Susana. Consciência de classe ou cidadania planetária? Notas críticas sobre os paradigmas dominantes no campo da formação do educador. Educação. Vol. 22, pp.57-72. Maceió, EDUFAL, 2005.
JIMENEZ, Susana; OLIVEIRA, Jorge L.; SANTOS, Deribaldo (ORGs.). Marxismo, educação e luta de classes: Teses e conferências do II Encontro Regional Trabalho, Educação e Formação Humana. Fortaleza, EdUECE/IMO/SINTSEF, 2008.
JIMENEZ, Susana; GOMES, Valdemarin C. O conhecimento cativo da incerteza: Delors, Morin e as imposturas educacionais no contexto do capital em crise. In: Gilmaísa M. Costa; Rosa Prédes; Reivan Souza. (Org.). Crise contemporânea e serviço social. 1 ed. Maceió: EDUFAL, 2010, v. , p. 61-81.
JIMENEZ, Susana; SOARES, Rômulo; DO CARMO, Maurilene; PORFÍRIO, Cristiane. Contra o pragmatismo e a favor da filosofia da práxis: uma coletânea de estudos classistas. Fortaleza, EDUECE/IMO, 2007.
JIMENEZ, Susana; SEGUNDO, Maria das Dores Mendes. Erradicar a pobreza e reproduzir o capital: notas críticas sobre as diretrizes para a educação do novo milênio.4
em: <file:///C:/Users/Usuario/Downloads/1793-2453-1-PB.pdf>. Acesso em: 20 nov. 2017.
LESSA, Sérgio. Para compreender a ontologia de Lukács. Ijuí, Editora Unijuí, 2007.
LESSA, Sérgio. Mundo dos homens: trabalho e ser social. São Paulo, Boitempo, MARX, Karl. & ENGELS, Friedrich2002.
LESSA, Sérgio. Crítica ao praticismo “revolucionário”. Revista Práxis. Nº. 4, BH, Projeto Joaquim de Oliveira Editora, 1995.
LIMA, Marteana F. ; JIMENEZ, S. O complexo da educação em Lukács: uma análise à luz das categorias trabalho e reprodução social. Educação em Revista (UFMG Impresso), v. 27, p. 73-94, 2011.
LIMA, Cristiane; JIMENEZ, Susana; CHAVES, Samara Almeida. Educação, questão de gênero e o discurso do capital: um estudo documental no âmbito da ONU. In: RABELO, Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; JIMENEZ, Susana. O movimento de Educação para Todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa universitária, 2017
LUKÁCS, Gyorgy. As Bases Ontológicas do Pensamento e da Atividade do Homem.Temas em Ciências Humanas, 4. SP. Ed. Ciências Humanas, 1978.
LUKÁCS, Gyorgy. Per uma ontologia dell’esseresociale. Roma, Editora Riuniti, 1981.
LUKÁCS, György. Prolegômenos para uma ontologia do ser social. SP: Boitempo, 2011.
MAIA FILHO, O. N.; JIMENEZ, S. A chave do saber: um exame crítico do novo paradigma educacional concebido pela ONU. In: Santos, Deribaldo; Jimenez, Susana; Viana, Cleide Maria Q. Q.; Rabelo, Jackline. (Org.). Educação pública, formação profissional e crise do capitalismo contemporâneo. 01ed.Fortaleza: Editora da UniversidadeEstadual do Ceará – EdUECE, 2013, v. 01, p. 01-313.
MAIA FILHO, Osterne Nonato ; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores, RABELO, Josefa Jackline O problema do mundo do trabalho no atual contexto da crise do capital. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/4627/2503
MAIA FILHO, Osterne Nonato; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores. RABELO, Josefa Jackline. O modelo liberal tecno-burocrático e as recentes reformas educacionais brasileiras: limites da tese reformista na perspectiva marxista. Trabalho aceito para publicação Revista: Revista Brasileira DE EDUCAÇÃO, 2019.
MAIA FILHO, Osterne; OLIVEIRA,Daniele Kelly; CARMO, Maurilene do, MORAES, Betânea. O empresariamento da educação: uma análise da reforma educacional da década de 1990. in: RABELO, Jackline; MENDES SEGUNDO, Maria das Dores; JIMENEZ, Susana. O movimento de Educação para Todos e a crítica marxista. Fortaleza: Imprensa universitária, 2017.
MARTINS, S. T. F. Aspectos teórico-metodológico que distanciam a perspectiva sócio-histórica vigotskiana do construtivismo piagetiano. In S. G. L. Mendonça, & S. Miller (Orgs.), Vigotski e a escola atual: fundamentos teóricos e implicações pedagógicas. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006.