PDP8899 – Avaliação Educacional II: Avaliação da Aprendizagem
►Disciplina: PDP8899 – Avaliação Educacional III: Avaliação da Aprendizagem
►Curso: Mestrado
►Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
►Dias da Semana: Sexta – manhã
►Horário: 8h às 12h
►Nº de vagas: 20
►Docente: Tania Vicente Viana
►Ementa: Considerações teóricas e perspectiva histórica. Reflexões sobre a pedagogia do exame e o ato de avaliar. A avaliação formativa. A Avaliação Mediadora. Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação Infantil e Alfabetização. Avaliação do ensino-aprendizagem no Ensino Fundamental e Médio. Inclusão e avaliação do aluno público-alvo da Educação Especial. Avaliação do ensino-aprendizagem no Ensino Superior. Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Avaliação do ensino-aprendizagem na Educação a Distância (EaD).
►Referências:
ABICALIL, C. A. Sistema Nacional de Educação Básica: nó da avaliação? Educação ; Sociedade. Campinas, vol. 23, n. 80, set. 2002. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: fev. 2008.
AFFONSO, A. J. Avaliação educacional: regulação e emancipação. São Paulo: Cortez, 2000.
ALVES, M. S. A avaliação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos de Educação de Jovens e adultos. In: MCDONALD, B. C. (Org.). Avaliação: perspectivas em debate. Fortaleza: RDS, 2006. p. 145-161.
ANDRIOLA, W. B. ; MCDONALD, B. C. (Orgs.). Avaliação educacional: navegar é preciso. Fortaleza: Editora UFC, 2004.
______. Avaliação: Fiat Lux em Educação. Fortaleza: Editora UFC, 2003.
BARLOW, M. Avaliação escolar: mitos e realidades. Porto Alegre: Artmed, 2006.
BEYER, H. O. Inclusão e avaliação na escola de alunos com necessidades educacionais especiais. Porto Alegre: editora Mediação, 2005.
CARNEIRO, M. A. O nó do Ensino Médio. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
CIASCA, M. I. F. L.; MENDES, D. L. L. L. Estudos de avaliação na Educação Infantil. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 293-304, maio/ago. 2009.
CONDEMARÍN, M.; MEDINA, A. Avaliação autêntica: um meio para melhorar as competências em linguagem e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2005.
CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, V, 2010, Fortaleza. Anais do V Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2010. CD-ROM.
DEMO, P. Universidade, aprendizagem, avaliação: horizontes reconstrutivos. Porto Alegre: Mediação, 2005.
DEPRESBITERIS, L. Avaliação da aprendizagem do ponto de vista técnico-científico e filosófico-político. Série Idéias, n. 8. São Paulo: FDE, 1998. p. 161-172. Disponível em: <http://www.crmariocovas.sp.gov.br/pdf/ideias_08_p161-172_c.pdf>. Acesso em: fev. 2009.
DIAS SOBRINHO, J. Avaliação: Políticas educacionais e reformas na Educação Superior. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Avaliação da Educação Superior. Petrópolis: Vozes, 2000.
FERNANDES, T. L. G.; VIANA, T. V. Alunos com Necessidades Educacionais Especiais (NEEs): avaliar para o desenvolvimento pleno de suas capacidades. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 201-213, maio/ago. 2009.
FIÚSA, R. A.; SANTOS, E. A. dos; LIMA, A. F. de. Educação Inclusiva em escola excludente: qual o papel da avaliação neste paradoxo? In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, IV, 2006, Fortaleza. Anais do IV Congresso Internacional Em Avaliação Educacional. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2008. p. 854-872. CD-ROM.
FRANÇA, M. S. L. M.; CAMPELO, L. R. Práticas avaliativas dos professores do Ensino Fundamental: entre o dito e o feito. In: CONGRESSO INTERNACIONAL EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL, III, 2006, Fortaleza. Anais do III Congresso Internacional em Avaliação Educacional. Fortaleza: Imprensa Universitária, 2006. p. 100-115. CD-ROM.
GARCIA, J. Avaliação e aprendizagem na Educação Superior. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 20, n. 43, p. 201-213, maio/ago. 2009.
GATTI, B. A. O Professor e a avaliação em sala de aula. Estudos em Avaliação Educacional, n. 27, jan-jun/2003.
GOMES, C. A.; CARNIELLI, B. L. Expansão do Ensino Médio: Temores sobre a Educação de Jovens e Adultos. Cadernos de Pesquisa, n. 119, julho/2003.p. 47-69.
GOMES, C. A.; CAPANEMA, C. F.; C MARA, J. S; CABANELAS, L. Educação e trabalho: representações de professores e alunos do ensino médio. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, jan./mar. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: fev. 2008.
GOUVEIA, A. B.; SILVA, A. A.; SILVEIRA, A. A. D.; JACOMINI, M. A. ; BRAZ, T. P. Trajetória da Avaliação da Educação Superior no Brasil: singularidades e contradições (1983-2004). Estudos em Avaliação Educacional, v. 16, n. 31, jan-jun/2005.
HADJI, C. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
HOFFMANN, J. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2009.
______. Pontos & contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.
______. Avaliar para promover: As setas do caminho. Porto Alegre: Mediação, 2001.
______. Avaliação – mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 1996.
______. Avaliação mediadora: Uma prática em construção – da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1993.
LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.
______. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. Salvador: Malabares, 2005.
______. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2001.
MARCHELLI, P. S. O Sistema de Avaliação Externa dos Padrões de Qualidade da Educação Superior no Brasil: considerações sobre os indicadores. Estudos em Avaliação Educacional, v. 18, n. 37, maio-ago/2007.
MCDONALD, B. C. (Org.). Avaliação: Perspectivas em debate. Fortaleza, RDS, 2006.
______. Esboços em avaliação educacional. Fortaleza: Editora UFC, 2003.
MCDONALD, B. C.; RIBEIRO, A. P. M. (Orgs.). Avaliação Pragmática. Fortaleza: RDS, 2007.
OLIVEIRA, J. B. A. O. Avaliação em Alfabetização. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p.56-76, jan./mar. 2006.
PEREIRA, L. C.; SOUZA, N. A. Concepção e Prática de Avaliação: um confronto necessário no ensino médio. Estudos em Avaliação Educacional, n. 29, jan-jun/2004.
PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.
ROSA, M.; MALTEMPI, M. V. A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p.56-76, jan./mar. 2006.
SOUZA, A. Dimensões da avaliação educacional. Petrópolis: Vozes, 2005.
VEIGA, I. P. A.; NAVES, M. L. de P. Currículo e avaliação na Educação Superior. São Paulo: JM Editora, 2005.
VEIGA, L. P. A.; CASTANHO, M. E. L. M. (Orgs.). Pedagogia universitária: a aula em foco. Campinas: Papirus, 2000.
VIANNA, H. M. Fundamentos de um programa de avaliação educacional. São Paulo: Liberlivro, 2005.
______. Avaliação educacional: Teoria, planejamento e modelos. São Paulo: IBRASA, 2000.
______. Avaliação: considerações teóricas e posicionamentos. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 16, p. 5-35, jul./dez. 1997.
______. Avaliação Educacional: uma perspectiva histórica. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 12, p. 7-24, jul./dez. 1995.
______. Introdução à avaliação educacional. São Paulo: IBRASA, 1989.