Arquivo: Defesas

ORALIDADE E ESCRITA: O JARDIM SECRETO DA LINGUAGEM VERBAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

ADMIRÁVEIS MULHERES DE FRONTEIRAS: O PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO FEMININA NAS FAMÍLIAS – narrativas cotidianas contemporâneas ao século XXI em grupos de uma Organização da Sociedade Civil em Fortaleza – Ceará.

Desvelando a pseudo-naturalização das desigualdades sociais: o complexo da educação em tempos de defesa do óbvio.

“A parte mais odiosa é obedecer!”: As relações de poder e as práticas de liberdade das crianças pequenas na Educação Infantil.

A Revolta das Canetas de 2016: um estudo de caso das ocupações secundaristas em Fortaleza – a Escola Adauto Bezerra.

TERRITORIALIDADES NEGRAS E PARENTESCO: UMA REALIDADE AFRORREFERENCIADA EM ALAGOA GRANDE – PB.

IDEIAS PEDAGÓGICAS E DESENVOLVIMENTO DE JOGOS NA EDUCAÇÃO.

TECENDO NARRATIVAS DOCENTES: História e Memória do Grupo Escolar Tenente Mário Lima na cidade de Maracanaú-CE

UMA ANÁLISE DA FORMAÇÃO DO INDIVÍDUO NUMA PERSPECTIVA EMANCIPATÓRIA: A PRÁTICA DOCENTE DO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ (1980-1990).

O “novo” ensino médio consubstanciado na lei 13.415/17 e na BNCC: o prenúncio de uma tragédia anunciada.