PEP1888 – Seminário Temático IV: Aspectos Operatórios da Pretagogia
►Disciplina: Seminário Temático IV: Aspectos Operatórios da Pretagogia
►Curso: Doutorado
►Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
►Dias da Semana: Quarta – noite
►Horário: 18h às 22h
►Nº de vagas: 20
►Docente: Sandra Haydée Petit
►Ementa: Conceitos Operatórios da Pretagogia. Pertencimento Afro. Ancestralidade. Espiritualidade. Transversalidade. Realizando as estações de Aprendizagem e a Produção Didática. Exemplos e Práticas Pretagogia na Escola com Estudantes, Professoras/es, Gestão e Comunidade. Pretagogia no Ensino Superior. Outros espaços formativos.
►Referências:
MEIJER, Rebeca de Alcântara e Silva Meijer: Valorização da Cosmovisão Africana na escola. Curitiba: Appris, 2019. PETIT, Sandra Haydée: Pretagogia, Corpo-Dança Afroancestral e Tradição Oral Africana na formação de professoras e professores – Contribuições do legado africano para a implementação da Lei nº 10.639/2003. 2ª Edição: Belo Horizonte: Nandyala, 2019. SILVA, Cláudia de Oliveira da: Pretagogia e Pertencimento Afro-quilombola na Serra do Juá – conectando comunidade, escola e ancestralidade.Fortaleza: Imprece, 2023. SILVA, Geranilde Costa e. Pretagogia: construindo um referencial teórico-metodológico de matriz africana para a formação de professores/as. Fortaleza: Imprece, 2020. VENTURA, Wagner Maycron: Das memórias de Dor Linda ao Parangadinkra – Encruzilhando Pretagogia e currículo na educação básica na periferia de Fortaleza. Curitiba: Appris, 2021. Petit, S. H., Masullo, A. S. da C., Santos, L. S. L. B., & Silva Júnior, F. M. da. (2024). Pretagogia na implementação da ERER: árvore dos afrossaberes e estações de aprendizagem como caminho de fortalecimento do pertencimento afro de professoras/es numa comunidade negra do Ceará-Brasil. CONTRIBUCIONES A LAS CIENCIAS SOCIALES, 17(7), e8887. https://doi.org/10.55905/revconv.17n.7-421