PEP0900 – Tópicos Especiais em Educação IV: Avaliação, Currículo e Criatividade no Ensino [DO]

Disciplina: Tópicos Especiais em Educação IV: Avaliação, Currículo e Criatividade no Ensino
Curso: Doutorado
Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
Dias da Semana: Terça – noite
Horário: 18h
Nº de vagas: 10 vagas (PPGE) e 10 vagas (programas diversos)
Docente: Maria José Costa dos Santos
Docentes Adicionais: Francisca Geny Lustosa (Docente PPGE) e docentes convidados: Cleidivan Alves dos Santos; Wendel Melo Andrade;  e Emmanuel Prata de Souza
Ementa: A avaliação, currículo e criatividade no ensino no Brasil. Tendências internacionais: avaliação, currículo e criatividade. Teorias do currículo e a matemática do ensino. A avaliação como componente curricular para o ensino. Modelos de avaliação a partir das correntes filosóficas, psicológicas e epistemológicas para o ensino. Programas e técnicas para estimulação da criatividade no ensino: influência do currículo e das formas de avaliação.
Referências:
ASLAVSKY, C. Criatividade e confiança em Matemática. Porto Alegre: Artmed, 2009.
BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de matemática (PCNM). Brasília, DF: MEC/SEF, 1997. MEC/SEF.
BRASLAVSKY, Cecília. As novas tendências mundiais e as mudanças curriculares latino-americana na década de 90. 2.ed. Brasília: UNESCO, 2001. 80p. (Cadernos UNESCO Brasil. Serie educacao8).
STOPASSOLI, Márcia Aurélia, et. al. Reflexões matemáticas. Blumenau: Editora da FURB, 1997. 132p.
Bibliografia Complementar:
APPLE, M. Ideologia e Currículo. São Paulo: Brasiliense, 1982. BONAMINO, A. Tempos de avaliação educacional. Rio de Janeiro: Quartet, 2002.
ORTIGÃO, M. I. R. Estudo comparativo entre escolas situadas em periferias e em capitais brasileiras sobre ênfases curriculares em matemática, a partir da análise do comportamento diferencial do item (DIF) na Prova Brasil. Relatório Técnico: Prociência. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 2014. (Apoio Programa Jovem Cientista do Nosso Estado 2011 / FAPERJ).
PACHECO, J. A. Currículo: teoria e práxis. Porto: Porto Editora, 2001 SANTOS, M. J. C., ORTIGAO, M. I. R. Tecendo redes intelectivas na Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: relações entre currículo e avaliação externa (SPAECE). REMATEC. Revista de Matemática, Ensino e Cultura (UFRN). , v.1, p. 59 – 72, 2016.
SILVA, M. R. G. Avaliação matemática: uma discussão acerca da resenha de Marshall &Tompson. Mimesis, Bauru, v. 20, n. 1, p. 119-132, 1999.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
TAPIA, J. A., & FITA, E. C. A motivação em sala de aula: o que é, como se faz. São Paulo: Loyola, 2006.