Disciplina: PEP0877 – Tópicos Avançados em Educação IV – Tópicos Ocultos da Educação Brasileira – O Ceará e o Brasil em fatos educacionais da literatura que parece história [DO]
Curso: Doutorado
Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
Docente: Francisco Ari de Andrade
Ementa: Os fundamentos do processo histórico e da educação dos homens: destacando alguns pensadores clássicos na discussão do processo histórico dos homens para compreender a sua relação intrínseca e recíproca com o fenômeno da educação.
Referências:
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO MÓDULO I
HEGEL, Friedrich. Enciclopédia das Ciências Filosóficas – 3 vols. Tradução de Artur Mourão. 1ª ed., Lisboa: Edições 70, 1992.
HEGEL, Friedrich. A Razão na História: Introdução à Filosofia da História Universal. Tradução de Artur Mourão. 1ª ed., Lisboa: Edições 70, 1995.
HEGEL, Friedrich. Lecciones sobre la filosofia de la historia universal. Traducido de alemán por José Gaos. 3ª ed., Madrid: Alianza Editorial, 1985.
KANT: Immanuel. Ideia de uma História Universal de um Ponto de Vista Cosmopolita. Tradução de Rodrigo Naves e Ricardo R. Terra. 1ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. Edição bilingue.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos (1844). Tradução de Artur Mourão. Lisboa: Edições 70, 1989.
MARX, Karl. A Ideologia Alemã (1845-1847). Tradução de José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira, 4ª ed., São Paulo, HUCITEC, 1984, 132p.
VICO, Giambattista. Princípios de uma ciência nova – acerca da natureza comum das nações. Publicação na Coleção Os Pensadores. Tradução de Antonio Lázaro de Almeida Prado. 2ª ed., São Paulo: Abril Cultural, 1979.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA DO MÓDULO II
BITTAR, Marisa. Disponível em: Vinte anos da Sociedade Brasileira de História da Educação: com os olhos no futuro. Revista Brasileira de História da Educação, v . 1 9 , ano 2 0 1 9. https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/rbhe/article/view/51724
BOTO, Carlota.(Org.) Cultura digital e educação. São Paulo; Contexto, 2023.
___________________.Instrução pública e projeto civilizador. O século XVIII como intérprete da ciência , da infância e da escola. São Paulo: Ed. UNESP, 2017.
DOSSE, François. O desafio biográfico. Escrever uma vida. 2ª ed. São Paulo: Editora da USP, 2015.
LE GOFF, Jacques. História e memória. 7ª ed. rev. Campinas, SP: Ed. Unicamp, 2013.
LUCHESE, T.A; FERNANDES, C.C.; BELUSSO, G. Instituições, história e culturas escolares.(Orgs.) Caxias do Sul: EDUCS, 2018.
PAUL. Ricouer. A Memória, a história e o esquecimento. Campinas: ed Unicamp, 2007.
SCHWARCZ, Lilian Moritz; STARLING, Heloisa Murguel. Brasil: uma biografia. São Paulo: Cia. das Letras, 2015.