PEP0822 – Tópicos Especiais em Educação III: Aprendizagem Musical Compartilhada, Fundamentos Teóricos [DO]

Disciplina: Tópicos Especiais em Educação III: Aprendizagem Musical Compartilhada, Fundamentos Teóricos
Curso: Doutorado
Quantidade de Créditos: 3 créditos – 48 h/a
Dias da Semana: Segunda – noite
Horário: 18h30 às 21h30
Nº de vagas: 15
Docente: Elvis de Azevedo Matos
Docente Adicional: Yure Pereira de Abreu (Docente Convidado, SEDUC)
Ementa: Estudo das bases teóricas da Pedagogia Aprendizagem Musical Compartilha, com foco nas questões relacionadas aos saberes de experiência, cultivo de si mesmo e senso ético solidário.
Referências: BENJAMIN, Walter. Obras escolhidas – magia e técnica, arte e política. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985.
BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação. Disponível em: <http://educa.fcc.org.br/pdf/rbedu/n19/n19a03.pdf>. Acessado em: 12 de junho de 2022.
DEMO, Pedro. Certeza da incerteza: ambivalência do conhecimento e da vida. Brasília: Plano, 2000.
HEGEL. Fenomenologia do espírito. V. I. Tradução de Paulo Meneses com colaboração de Karl-Heinz Efken. Petrópolis: Vozes, 2001.
HOGEMANN, Edna Raquel. Direitos humanos e filosofia ubuntu.1ª Edição. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2017.
LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. 6ª ed. rev. amp. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.
MATOS, E de A. Ronda de Memórias – aprendizagem musical compartilhada: uma abordagem autobiográfica. Curitiba: CRV, 2024.
NICOLAU, Marcos Fábio Alexandre. O conceito de formaçãocultural (Bildung) em Hegel. Tese (Doutorado em Eduação) -Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação emEducação Brasileira. Fortaleza, p. 203. 2013.
QUINTÁS, A. L. Estética. Petrópolis: Editora Vozes, 1991.