PCP7255 – Didádica do Ensino Superior [MeD]

Disciplina: Didádica do Ensino Superior
Cursos: Mestrado e Doutorado
Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
Dias da Semana: Segunda – manhã
Horário: 8h às 12h
Nº de vagas: 30 vagas (10 para PPGE, 10 para discentes de outros PPGs da UFC e
10 para discentes de PPGs externos à UFC)
Docente: Bernadete de Souza Porto
Docentes Adicionais: Maria Aurilene de Deus Moreira Vasconcelos
Ementa: Desafios da prática docente no ensino superior frente às exigências da sociedade contemporânea. Complexidade das diferentes dimensões do processo de ensino-aprendizagem no ensino superior. A Didática e os componentes do processo de ensino-aprendizagem – estudante, docente e conhecimento – a partir da concepção do papel do professor mediador. Planejamento de ensino e aprendizagem: a ementa, os objetivos educacionais, os conteúdos programáticos, os procedimentos didáticos e a avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Plano de ensino.
Referências:
MARTINS, Pura Lúcia. Didática teórica, Didática prática. São Paulo: Loyola, 1986.
MATUI, Jiron. Construtivismo. Teoria construtivista sócio-histórica aplicada ao ensino. São Paulo: Moderna. 1996.
MELO, Guiomar Namo. Magistério de 1o grau: da competência técnica ao compromisso político. São Paulo: Cortez. 1985.
MENEGOLLA, M.I. e SANTANA, J.M. Por que planejar? Como planejar? Petrópolis: Vozes, 1992.
MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.
MORAIS, Régis de. Sala de aula: que espaço é esse? São Paulo: Papirus, 1996.
MOREIRA, A.F.B. Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas, SP. Papirus, 1994.
MOREIRA, Marco Antônio. Ensino e aprendizagem: enfoques teóricos. São Paulo: Moraes, 1990, 3a edição.
PRETTO, Nelson de Luca . Uma escola sem/com futuro, Campinas, SP: Papirus, 1996.
VEIGA, Ilma Passos (org). Didática: o ensino e suas relações, Campinas, SP: Papirus, 1996.
OLIVEIRA, Maria Rita. A reconstrução da didática. São Paulo: Papirus, 1992.
OLIVEIRA, Maria Rita. Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. SP:Papirus, 1993.
PICONEZ, S.C.B. (coord) A prática de ensino e o estágio supervisionado. São Paulo: Papirus , 1994.
PIMENTA, S. G. (coord.) et al. Pedagogia, ciência da educação? São Paulo: Cortez Editora, 1998.
REGO, T. C. Vygotsky. Uma perspectiva histórico-cultural da educação. Petrópolis: Vozes, 1995.
RIBEIRO, M.L. História da educação brasileira e organização escolar. São Paulo: Cortez, 1989.