P–0000 Humanidades e Educação

Disciplina: HUMANIDADES E EDUCAÇÃO

Curso: Mestrado

Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a

Dias da Semana: Quinta – tarde

Horário: 14h às 17h30

Nº de vagas: 20

Docente: Sylvio de Sousa Gadelha Costa, sylviogadelha@uol.com.br

Docentes Adicionais: Eduardo Ferreira Chagas, ef.chagas@uol.com.br

Ementa: A disciplina busca fornecer aos pós-graduandos as principais referências basilares que dão corpo ao chamado campo das Humanidades, isto é, isto é, não só ao campo dos saberes e pensamentos que interrogam e problematizam o homem, a cultura, a sociedade e a subjetividade, mas também os conhecimentos das chamadas Ciências Humanas (Filosofia, História, Sociologia, Antropologia/ Etnologia e Psicologia), tomando-as preferencialmente tanto em sua transdisciplinaridade quanto em suas conexões, aplicações e efeitos no campo das práticas e das teorizações educacionais. Nesse sentido, ela tem por função estratégica garantir aos estudantes da Linha o acesso aos fundamentos e aos fatores históricos, político-econômicos, epistemológicos e socioculturais que deram condições de possibilidade para a emergência, o desenvolvimento e os desdobramentos das humanidades, dimensionando suas articulações com, e seus efeitos no campo educacional.

Referências:
UNIDADE 1
BENEVIDES, Pablo S. Verdade, Liberdade e Sexualidade em ‘A Vontade de Saber’: uma análise das práticas de confissão como ‘falar de si’. Política & Trabalho, v. 38, p. 233-250, 2013.
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________. Pesquisar com Michel Foucault. In: Textura, v. 18, p. 265- 285, 2016.
________. Neoliberalismo, Psicopolítica e Capitalismo da Transparência. In: Psicologia & Sociedade, v. 29, p. 1-11, 2017.
BENEVIDES, Pablo S.; SIEBRA, J. A Pesquisa Arqueogenealógica: apontamentos para uma analítica do poder, do discurso e da subjetivação. In: Políticas de vulnezabilização social e seus efeitos. Fortaleza: Imprensa Universitária, p. 284-301, 2000.
BENEVIDES, Pablo S..; DIAS, J. O sono antropológico da Modernidade. In: Construção: arquivos de epistemologia histórica e estudos de ciência, v.1, n. 8, p. 173-187, 2020.
BENEVIDES, Pablo S.. Do Big-Brother à Big-Grandmother: a emergência da Grande-Avó como dispositivo tecnopolítico. In: DA COSTA MUTZ, A. et al. (Orgs.) Estratégias biopolíticas do hoje: interfaces entre tecnologias na educação e na saúde. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.
________. Michel Foucault: crítico do materialismo ou materialista radical? In: Dialectus. Fortaleza, vol.32, n.32, jan. 2024, p. 82-102.
________. Neurodiversidades, subjetivação disciplinar e educação personalizada: uma análise a partir do pensamento de Michel Foucault. In: Textura. (no prelo)
________. Neoliberalismo, avaliação externa e as novas doenças do não-aprender: uma análise a partir do pensamento de Michel Foucault. In: Revista Cadernos de Pesquisa (UFMA) (no prelo)
________. O problema da objetivação para Michel Foucault: uma análise arqueogenealógica da confissão e do exame. In: Ideação. (no prelo)
________. Metamorfoses da visibilidade: subjetivação ptolomaica, populismo algoritmo e os novos dogmatismos. In: Kínesis. (no prelo)
FOUCAULT, M. A Ordem do Discurso. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
________. Vigiar e Punir. Petrópolis (RJ): Vozes, 1997a.
________. A Arqueologia do Saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária 1997b.
________. O Nascimento da Clínica. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.
________. As Palavras e as Coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
________. Nietzsche, Freud e Marx. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos – Vol. II. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008a, p. 40-55.
________. O Nascimento da Biopolítica. São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
________. O que é um autor? In: FOUCAULT, M. Ditos e escritos – Vol. III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2009a, p. 264-298.
________. A Vontade de Saber. São Paulo: Edições Graal – História da Sexualidade (Vol.1), 2009b.
________. Segurança, Território e População. São Paulo: Martins Fontes, 2009c.
________. Em Defesa da Sociedade. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
________. A Verdade e as Formas Jurídicas. Rio de Janeiro: Nau, 2011a.
________. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo: Martins Fontes, 2011b.
________. O Poder Psiquiátrico. São Paulo: Martins Fontes, 2012.
________. A Sociedade Punitiva. São Paulo: Martins Fontes, 2015.

UNIDADE 2
ANTUNES, M. A. M. A Psicologia no Brasil: leitura histórica de sua constituição. São Paulo, EDUC e Ed. Unimarco, 2003.
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______. (Org.). História da Psicologia no Brasil: primeiros ensaios. Rio de Janeiro, Ed. da UERJ, 2004.
_______. Arquivos do Mal-estar da Civilização. 2.ed. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 2017.
BURKE, Peter. Abertura: a nova história, seu passado e seu futuro. In: BURKE, Peter (Org). A escrita da história – novas perspectivas. São Paulo: Unesp, 1992.
CERTEAU, Michel de. História e Psicanálise: entre ciência e ficção. 2a. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. Obs.: neste livro, o último capítulo é Lacan: uma ética da fala / palavra.
CAVALCANTE, Mª Juraci Maia. História Educacional de Portugal: discurso, cronologia e comparação – Um Ensaio de Crítica Histórica. 1a. ed. Fortaleza: Edições UFC, 2008. v. 01.
FIGUEIREDO, L. C. M. Psicologia: uma nova introdução: uma nova visão histórica da psicologia como ciência. São Paulo EDUC, 1997.
________. Matrizes do pensamento psicológico. 20a. ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014.
FREUD, Sigmund. O Mal-Estar da Civilização. São Paulo: Penguin Classics / Companhia das Letras, 2011.
GOMES, Joaquim Ferreira. Novos estudos de História da Educação. Coimbra: Quarteto Editora, 2001.
ROUDINESCO, Elizabeth. Sigmund Freud na sua época e em nosso tempo. Rio de Janeiro: Zahar, 2016.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências na transição para uma ciência pós-moderna. Estudos Avançados [online], São Paulo, v. 2, n. 2, p. 46-71, 1988. DOI: https://doi.org/10.1590/S0103-40141988000200007.

UNIDADE 3
CHAGAS, Eduardo Ferreira. O Método Dialético de Marx. Fortaleza: EdUECE, 2008.
________. A Natureza Dúplice do Trabalho em Marx: trabalho útil-concreto e trabalho abstrato. In: Trabalho, Educação, Estado e a Crítica Marxista. Fortaleza: Edições UFC, 2009.
KANT, Immanuel. Sobre Pedagogia. São Paulo: UNIMEP, 1996.
KOSIK, Karel. Dialética do Concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976.
LOMBARDI, José Claudinei; SAVIANI, Dermeval. Marxismo e Educação: Debates Contemporâneos. Campinas (SP): Autores Associados, 2008.
MARX, K. Manuscritos Econômico-Filosóficos de 1844. São Paulo: Nova Cultural, 1987.
________. A Ideologia Alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1989.
PLATÃO. A República. Belém: Edufpa, 2000.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou da Educação. São Paulo: Betrand Brasil, 2000.
UNIDADE 4:
Subunidade Programática 4.1:
ANDRE, Marli E. D. A. Etnografia da Prática Escolar. São Paulo: Papirus, 2008.
Beserra; Bernadete de L. Alcides Fernando Gussi; Yuri Nóbrega Sales (Orgs.). Experimentações etnográficas em antropologia da educação. Porto Alegre: Editora Fi, 2017.
BESERRA, Bernadete; LAVERGNE, R. F. Etnografando a sala de aula: contribuições da antropologia à formação de professores. Revista Anthropológicas. Cidade: Ano 20, 27(1): p 72-101, 2016.
BESERRA; Bernadete de L; GUSSI, Alcides Fernando; SALES, Yuri N. (Orgs.). Experimentações etnográficas em antropologia da educação. / R– Porto Alegre, RS: Editora Fi, 2017.
CARDOSO DE OLIVEIRA, R. Tempo e tradição: interpretando Tempo e a Antropologia. In: Sobre o pensamento antropológico. Rio de Janeiro, Ed. Tempo Brasileiro, 1988, p.___.
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DAUSTER, Tânia; TOSTA, Sandra; ROCHA, Gilmar (Orgs.). Etnografia e Educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2012.
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MCLAREN, Peter. Rituais na escola. Petrópolis (RJ): Vozes, 1992.
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Subunidade Programática 4.2:
DELEUZE, G. A Ilha Deserta: e outros textos. (Textos e entrevistas 1953-1974). São Paulo: Ed. lluminuras, 2006.
________. Platão e o Simulacro. In: DELEUZE, G. Lógica do Sentido. São Paulo: Ed. Perspectiva, Col. Estudos, 1974, p. 259-272.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O anti-Édipo: capitalismo e esquizofrenia 1. São Paulo: Editora 34, Tomo 1, 2011.
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DELEUZE, Gilles & PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Ed. Escuta, 1998, p. 145-170;
GALLO, Silvio. Deleuze e a educação. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003.
GUÉRON, Rodrigo. Capitalismo, Desejo & Política: Deleuze e Guattari leem Marx. Rio de Janeiro: Nau Editora, 2020;
KOHAN, Walter. Infância: entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Ed. Autêntica, 2003, p. 61-95 e p. 207-235.
LYOTARD Jean-François. A condição pós-moderna. São Paulo: Ed. José Olympio, 2006.
PETERS, M. Pós-estruturalismo e filosofia da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
SCHÖPKE, Regina. Por uma filosofia da diferença: Gilles Deleuze, o pensador nômade. Rio de Janeiro: Ed. Contratempo; São Paulo: Edusp, 2004;
SILVA, Luiz Carlos M. A nova imagem do pensamento: um estudo sobre a reversão do platonismo na filosofia de Gilles Deleuze. Teresina, 2007;