Registro de Banca Examinadora

O processo de Registro de Banca Examinadora acontece em períodos estabelecidos conforme o calendário anual do PPGE. Em alguns momentos do ano, este processo fica suspenso em virtude de recessos necessários para a equipe colocar em dia as demandas burocráticas, especialmente quando alguns integrantes entram em gozo de férias.

No total, este processo tem 4 etapas, sendo que as 2 primeiras podem ser providenciadas pelos discentes o quanto antes:

Etapas-RegBanca-1mar24
.
ETAPA 1 ) ESCOLHA DA BANCA EXAMINADORA E ATENÇÃO AOS PERÍODOS DE ALERTA
O(A) discente deve checar se os Avaliadores que almeja convidar para a Banca se enquadram nos seguintes critérios:

1.1) Ter um perfil na Plataforma Lattes, ou, no caso de Doutorado Cotutela, os estrangeiros devem ter seu currículo na Plataforma Orcid;

1.2) Se ex-discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC, devem ter concluído seus respectivos cursos há mais de 2 anos; e

1.3) Analisando o CV Lattes ou CV Orcid dos Avaliadores almejados, estes devem ter 3 (três) produções (artigo em periódicos com QUALIS, capítulo de livro ou livro com Conselho Editorial) na área de pesquisa do(a) discente, nos últimos 3 (três) anos.

IMPORTANTE: Caso observe que as produções estão fora do escopo de data exigido (últimos 3 anos), ou insuficientes, o(a) discente deve solicitar ao(a) Avaliador(a) que esteja nesta condição que ATUALIZE seu CV Lattes (ou, no caso de estrangeiros, seu CV Orcid) a fim de que se adeque às regras do PPGE. No caso dos Avaliadores brasileiros, AS ATUALIZAÇÕES DA PRODUÇÃO DEVEM SER EFETIVADAS NO CV LATTES, caso contrário não poderão ser mencionadas neste formulário. Se esta atualização for efetuada e ainda assim o(a) Avaliador(a) não se enquadra nos requisitos acima, ENTÃO o(a) discente deverá  ESCOLHER OUTRO(A) AVALIADOR(A) que cumpra estas condições.

PERÍODOS DE ALERTA!

Discentes e docentes do PPGE devem atentar aos seguintes recessos do ano corrente:
.
JANEIRO – – – – – 

.Dias 2 a 9. Recesso de solicitação/realização de bancas e pedidos de diploma
.
.
JULHO – – – – – – –
.Dias 1 a 31. Recesso de solicitação/realização de bancas (com exceção dos discentes que terão como prazo máximo para a defesa final neste período)
.Dias 1 a 31. Recesso de pedidos de diploma
.
.
NOVEMBRO – – – – 
.Dias 6 a 8. Em virtude dos Encontros Universitários da UFC, recesso de realização de bancas e período em que o PPGE NÃO disporá de atendimento ao público
.
.
DEZEMBRO – – – –
.Dias 10 a 31. Recesso de solicitação/realização de bancas (com exceção dos discentes que terão como prazo máximo para a defesa final neste período)
.Dias 10 a 31. Recesso de pedidos de diploma

============================

ETAPA 2 ) COLETA DAS INFORMAÇÕES DA BANCA EXAMINADORA
Após a checagem de que os Avaliadores se enquadram em todos os requisitos informados na ETAPA 1, então, em um arquivo separado, o(a) discente deverá coletar as seguintes informações dos mesmos:

2.1) Nome completo, CPF, e-mail, celular com WhatsApp, Instituição de Trabalho, Instituição onde realizou o Doutorado e Pós-Doutorado (se houver), Área do Doutorado, Ano de conclusão do Doutorado, Área do Pós-Doutorado (se houver), Período do Pós-Doutorado (se houver)

2.2) URL do CV Lattes ou CV Orcid (no caso de estrangeiros) de cada Avaliador(a) e 3 produções acadêmicas deles(as) que constem nos seus respectivos currículos:
Passos:
• Acessar o CV Lattes ou CV Orcid, no caso de estrangeiros em Cotutela, de cada Avaliador(a) da Banca e já copiar a URL de cada página;
• Procurar 3 (três) produções (artigo em periódicos com QUALIS, capítulo de livro ou livro com Conselho Editorial) na área de pesquisa do(a) discente, nos últimos 3 (três) anos;
• Verificar o Qualis dos arigos NESTE LINK
• Copiar estas produções e o Qualis dos artigos no arquivo separado. Deve-se escrever no formato ABNT: AUTORES, Título, Periódico, período do periódico, DOI (se houver).

OBS. 1: Neste formulário, ao final do registro do(a) 5º(ª) Avaliador(a) será oferecida a opção do registro do(a) 6º(ª) Avaliador(a), no caso, o(a) coorientador(a) estrangeiro(a).

OBS. 2: É importante guardar os dados dos Avaliadores de forma organizada, pois deverão ser consultados em outras oportunidades. 

2.3) Caberá ao(à) discente a articulação com seu(sua) Orientador(a) e demais Avaliadores quanto à data, hora e formato da Banca, para também anotar estes dados no arquivo separado.

============================

ETAPA 3 ) PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO ON-LINE
3.1) Preenchimento do formulário on-line (clicar no botão amarelo à direita), incluindo os dados coletados que estão no arquivo separado previamente.

3.2) IMPORTANTÍSSIMO! O(A) discente deve atentar em qual conta de
e-mail este preenchimento está sendo realizado, pois será para esta conta de e-mail que uma cópia de todos os dados a seguir será enviada. Sugere-se aos discentes utilizarem o mesmo e-mail que está em seu cadastro no SIGAA.

3.3) Após o devido preenchimento deste formulário, o(a) discente receberá uma cópia das respostas no e-mail pelo qual este formulário foi preenchido.

OBS.: Nos períodos em que o registro estiver suspenso, em razão dos recessos necessários ao PPGE, o(a) discente poderá ter uma noção dos campos presentes no formulário on-line clicando AQUI. O(A) discente deve atentar à data de finalização do recesso do momento para poder solicitar a banca, no Form On-line acima, o quanto antes.

============================

ETAPA 4 ) CHECAGEM DO E-MAIL AUTOMÁTICO DE RESPOSTA PARA POSTERIOR ENVIO AO E-MAIL DO PPGE
4.1) O(A) discente acessa a mensagem recebida e confere as respostas.
4.1.1) Se estiver tudo OK, então ele(a) vai ENVIAR A MENSAGEM para o e-mail ppge@ufc.br EDITANDO O ASSUNTO para que conste o tipo de Banca agregado do nome do(a) discente.
Exs.: MESTRADO 1ª Qualificação – Rogério Antunes de Almeida
DOUTORADO Defesa de Tese – Fabiana Pinho Moreira

4.1.2)  Se houver algum dado errado, será necessário fazer um novo preenchimento deste formulário, para que chegue no e-mail do(a) discente os dados corretos para posterior envio ao PPGE, conforme orientado no tópico 4.1.1.
.

O ENVIO DO E-MAIL AUTOMÁTICO para o ppge@ufc.br é o ato que atesta a solicitação de registro da banca.

.
Quando a equipe do PPGE receber o e-mail, ela vai enviar ao remetente do mesmo uma confirmação de recebimento da mensagem.
.
ATENÇÃO: o prazo para envio do e-mail automático para o ppge@ufc.br será de 15 DIAS CORRIDOS ANTES DA DATA DA BANCA.
.
Dúvidas: ppge@ufc.br