Linhas de Pesquisa
O PPGE/UFC possuía, até junho de 2024, 9 (nove) Linhas de Pesquisa (vide nesta página). A Linha de Pesquisa é um campo temático-científico que articula pesquisadores em torno de subáreas ou objetos de estudo (Eixos Temáticos), visando à produção do conhecimento e assegurando a formação teórico-prática de pós-graduandos.
Então, os docentes das Linhas de Pesquisa “Filosofia e Sociologia da Educação” (FILOS) e “História e Educação Comparada” (LHEC), num esforço conjunto e solidário, deliberaram fundir ambas as Linhas, dando ensejo à criação da Linha “Humanidades e Educação” (HUMEDUC), mais ampla e integrada, mediante a reconfiguração e a promoção dos devidos ajustes e compatibilizações das estruturas, objetivos e atividades desenvolvidas por seus respectivos eixos de pesquisa.
A linha “História e Memória da Educação” (NHIME) também passou por uma reformulação, e, abaixo, seus dados estão atualizados.
Avaliação Educacional (NAVE)
Esta Linha de Pesquisa envolve uma preocupação com os fundamentos e práticas de avaliação, que se articulam com três áreas temáticas: Avaliação da Aprendizagem, Avaliação de Instituições escolares e Avaliação de Políticas públicas. Investiga o desenvolvimento e/ou criação de modelos em avaliação e instrumentos de medidas para uso em sala de aula, em projetos e em sistemas educacionais, comportando projetos de investigação sobre os procedimentos de avaliação do ensino fundamental e médio, programas especiais de avaliação institucional, objetivando, em particular, contribuir para a definição e ampliação de instrumentos capazes de avaliar o desempenho das instituições de ensino superior; ocupa-se ainda, com a concepção de estratégias de acompanhamento de políticas sociais de espectro mais amplo.
Ela apresenta 2 (dois) eixos temáticos:
Avaliação Ensino-Aprendizagem: Adriana Eufrásio Braga; Maria Isabel Filgueiras Lima Ciasca e Tania Vicente Viana;
Avaliação Institucional: Marcos Antônio Martins Lima e Wagner Bandeira Andriola.
Educação, Currículo e Ensino (LECE)
Estuda os aspectos filosóficos, históricos, sócio-antropológicos, organizacionais e metodológicos do currículo, do ensino e formação docente no âmbito das ciências humanas, exatas e da natureza, incluindo a análise do processo de implantação e utilização de novas tecnologias na educação.
Essa Linha de Pesquisa apresenta 7 (sete) eixos temáticos:
Aprendiz, Docência e Escola: Luiz Botelho Albuquerque e Paulo Meireles Barguil;
Currículo: José Arimatea Barros Bezerra e Pedro Rogério;
Ensino de Ciências: Gilberto Santos Cerqueira, Raphael Alves Feitosa e Raquel Crosara Maia Leite;
Ensino de Matemática: Hermínio Borges Neto, Jorge Carvalho Brandão e Maria José Costa dos Santos;
Ensino de Música: Elvis de Azevedo Matos, Luiz Botelho Albuquerque, Marco Antônio Toledo Nascimento e Pedro Rogério;
Formação Docente: Bernadete de Souza Porto e Luis Távora Furtado Ribeiro;
Tecnologias Digitais na Educação: Cassandra Ribeiro Joye, Eduardo Santos Junqueira Rodrigues, Hermínio Borges Neto, José Aires de Castro Filho e Juscileide Braga de Castro.
Educação, Estética e Sociedade
Pretende aprofundar a investigação do trabalho como fundamento ontológico do processo de reprodução social (Marx, Lukács), permitindo o tratamento do complexo educacional numa perspectiva histórica, de forma a recuperar as conexões ontológicas entre a sociedade capitalista e a proposta de educação emancipadora. A linha assume como marca investigativa a análise radical e contextualizada dos fenômenos sócio-pedagógicos, ancorada na crítica marxista. A linha mantém relação com o Instituto de Estudos e Pesquisas do Movimento Operário – IMO, da Universidade Estadual do Ceará.
A linha edita a revista eletrônica Arma da Crítica.
Esta Linha de Pesquisa apresenta 2 (dois) eixos temáticos:
Educação, Formação Docente e Sociedade: Francisca Maurilene do Carmo, Josefa Jackline Rabelo, Maria das Dores Mendes Segundo, Osterne Nonato Maia Filho e Valdemarin Coelho Gomes;
Trabalho, Estética e Formação Humana: Francisca Maurilene do Carmo, Josefa Jackline Rabelo, Maria das Dores Mendes Segundo, Osterne Nonato Maia Filho e Valdemarin Coelho Gomes.
Humanidades e Educação (HUMEDUC)
Esta Linha de Pesquisa tem por desenvolver uma base plural (em termos teórico-metodológicos), substancial e razoavelmente integrada de alguns dos principais campos de saberes que embasam as ciências humanas, sobretudo, a filosofia, a sociologia, a antropologia / etnologia e a história, além de contemplar as dimensões prática e virtual destes campos de saberes.
Ela apresenta 3 (três) eixos temáticos:
Marxismo, Teoria Crítica e Filosofia da Educação: Eduardo Ferreira Chagas, Hildemar Luiz Rech, Patrícia Helena Carvalho Holanda e Sylvio de Sousa Gadelha Costa
História e Educação Comparada: Almir Leal de Oliveira, Antônia Lis de Maria Martins Torres, Gisafran Nazareno Mota Jucá, Patrícia Helena Carvalho Holanda e Sylvio de Sousa Gadelha Costa
Filosofias e Antropologias da Diferença, Tecnocultura e Educação: Antonia Lis Maria Martins, Eduardo Ferreira Chagas, Gisafran Nazareno Mota Jucá, Hildemar Luiz Santos Rech, José Alcides Gussi, Patrícia Helena de Holanda, Sylvio de S. Gadelha Costa
História e Memória da Educação (NHIME)
Esta Linha de Pesquisa trabalha a história da educação, da pedagogia, das instituições, das reformas escolares, da formação de professores(as), bem como biografias docentes, ideias, práticas educativas e políticas educacionais. A delimitação temporal e espacial desses estudos vai do passado recente à recuperação histórica dos processos de intervenção governamental e experiências sociais, no campo educacional de um modo geral, no Brasil e no Ceará, apoiado em arquivos públicos e privados, documentos oficiais, fontes jornalísticas e iconográficas, bem como fontes orais. Junto a essa dimensão histórica a Linha de Pesquisa trabalha, ainda, as Práticas Culturais Digitais, a Filosofia da História e questões sobre Ética e Educação.
Ela apresenta 2 (dois) eixos temáticos:
História da Educação, Instituições Escolares e Biografias: Francisco Ari de Andrade, José Gerardo Vasconcelos e Luís Távora Furtado Ribeiro
Filosofia da História e da Educação, Ética e Teoria Crítica: Adauto Lopes da Silva Filho, Fátima Maria Nobre Lopes e Francisco Ari de Andrade
Linguagens e Práticas Educativas (LIPED)
Esta Linha de Pesquisa tem como foco as várias linguagens, práticas educativas e discursos concernentes à educação da infância em espaços coletivos, à educação inclusiva e especial, aos letramentos sociais e acadêmicos, à filosofia, à arte e à corporeidade, bem como à ludicidade, à interculturalidade e às relações etnorraciais. Nesse sentido, as pesquisas nela empreendidas focalizam prioritariamente as crianças e suas infâncias, mas também ampliam seus focos para outras fases e manifestações sociais da vida humana e outros sujeitos, em relação aos quais são estudados a diversidade humana e social, a formação leitora e escritora e as práticas formativas variadas (tanto em espaços escolares como não-escolares), assim como manifestações culturais e imposições deocoloniais, latentes e/ou manifestas, em várias linguagens e práticas educativas de nosso sistema educacional brasileiro.
Ela apresenta 4 (quatro) eixos temáticos:
Educação Infantil: Práticas Pedagógicas e Formação de Professores: Rosimeire Costa de Andrade Cruz e Silvia Helena Vieira Cruz;
Escola e Educação Inclusiva: Adriana Leite Limaverde Gomes e Francisca Geny Lustosa;
Estudos da Linguagem: Oralidade, Leitura e Escrita: Adriana Leite Limaverde Gomes e Messias Holanda Dieb;
Infâncias: Filosofia, Arte e Corporeidade: Ana Maria Monte Coelho Frota e Bernadete de Souza Porto.
Movimentos Sociais, Educação Popular e Escola (MOSEP)
Esta Linha de Pesquisa traz estudos sobre as diferentes formas de educação que se relacionam com os Movimentos Sociais, em particular com a Educação Popular de inspiração freireana. Envolve estudos que mediam a fronteira da educação formal e novas epistemologias emergentes, bem como temas epistemológicos e suas influências nos processos educativos, próprios à contemporaneidade.
Ela apresenta 3 (três) eixos temáticos:
Cultura, História, Filosofias e Pedagogias Afrorreferenciadas: Henrique Antunes Cunha Junior e Sandra Haydée Petit;
Dinâmicas Sociais, Educação no Campo e Educação de Jovens e Adultos (EJA): Eliane Dayse Pontes Furtado;
Educação Ambiental, Cultura de Paz, Juventudes, Educação e práticas corporais, Arte e Espiritualidade: Ângela Maria Bessa Linhares, Celecina de Maria Veras Sales, João Batista de Albuquerque Figueiredo e Maria Eleni Henrique da Silva.
Trabalho e Educação (LTE)
Estuda as questões relativas as transformações operadas no mundo do trabalho face a reestruturação produtiva e suas implicações para a formação do trabalhador. Tem aberto a possibilidade de estudos e pesquisas com base no aprofundamento da ontologia marxiana, na contribuição de Gramsci e de Luckács e o diálogo com intelectuais marxistas contemporâneos que analisam a crise educacional inserida na crise mais geral da sociabilidade capitalista. É uma área de grande interesse de profissionais da área de Economia, Sociologia e Educação, oriundos de diversas instituições públicas cearenses, atraídos pela importância da discussão teórica e horizonte investigativo que propicia. A linha desenvolve projetos de pesquisa sobre a política educacional vigente, a análise da reforma do Ensino Médio na sua relação com a Política de Formação Profissional e análise da reestruturação do ensino superior. A linha tem promovido a realização de encontros Estaduais envolvendo renomados pesquisadores regionais e nacionais na área de educação, atraindo ampla participação de profissionais da educação e de estudantes universitários do estado.
Essa Linha de Pesquisa apresenta 2 (dois) eixos temáticos:
Capitalismo Contemporâneo e Política Educacional: Antonia Rozimar Machado e Rocha e Clarice Zientarski;
Trabalho, Práxis e Educação: Hildemar Luiz Rech e Justino de Sousa Júnior.