Consulta – Escolha do(a) Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a) do PPGE no biênio 2025/2027

A consulta para a Escolha do(a) Coordenador(a) e Vice-Coordenador(a) do PPGE no biênio 2026/2027 será regida pelo edital abaixo, e será realizada por meio de voto universal.

Editais: Nº 07/PPGE/2025 e Nº 08/PPGE/2025  (Edital retificador do Edital nº 07/2025/PPGE)

Votantes: docentes que tiveram sua inscrição homologada no Processo de Recredenciamento Docente PPGE 2025 (ppge.ufc.br/recred-2025), técnico-administrativos lotados no PPGE e discentes com matrícula ativa no PPGE na data da consulta, que estejam com seus respectivos e-mails devidamente informados no SIGAA até o prazo estipulado no item 1.3 acima.

Chapas elegíveis:
– Com docentes formando uma dupla, sendo 1 (um) candidato(a) a(à) Coordenador(a) e outro(a) a(à) Vice-Coordenador(a), professores permanentes do PPGE;
– Com docentes com a inscrição homologada no Processo de Recredenciamento Docente PPGE 2025 [ppge.ufc.br/recred-2025];
– Com docentes na ativa, ou seja, não estejam aposentados, conforme disposto no Art. 4º da Resolução nº 18/1996/CEPE/UFC [neste link];
– Atentem ao prazo máximo de permanência na função, ou seja, por até 4 anos ininterruptos (dois mandatos seguidos). Desta forma, só é permitida uma única recondução, salvo situações excepcionais, onde não há outros interessados na função.

Dúvidas ou mais informações: ppge.docentes@ufc.br

Dúvidas a respeito daDeclaração de Exceção ao Nepotismo’: Plano de Integridade da UFC, Secretaria de Governança da UFC [secgov@ufc.br]
.

CRONOGRAMA
ETAPA
DATAS ou PERÍODOS
2025
PROCEDIMENTOS
1.1. Lançamento do Edital 27.maio Nesta página
1.2. Inscrições das Chapas 2 e 3.junho Um(a) dos componentes da Chapa preenche o formulário on-line disponível nesta página
1.3. Atualização do e-mail dos votantes no SIGAA Até às 15h de 2.junho Os votantes devem acessar o próprio perfil no SIGAA e atualizar o e-mail na parte de Dados Pessoais desta plataforma**
1.4. Divulgação das Chapas Inscritas Até o meio-dia de 4.junho Publicação nesta página
1.5. Interposição de recurso referente à divulgação das Chapas inscritas A partir do meio-dia de 4.junho até às 16h de 5.junho Instruções no tópico 4 do edital acima
1.6. Análise dos recursos A partir das 16h de 5.junho  – – – – – –
1.7. Divulgação das Chapas Homologadas para consulta da Comunidade Acadêmica do PPGE 6.junho Publicação nesta página
1.8. Apresentação Presencial das Chapas 6.junho Representantes das Chapas vão se apresentar às 14h30 na Sala 18 do PPGE
1.9. REALIZAÇÃO DA CONSULTA 8h às 21h do dia 9.junho Instruções no tópico 5 do edital acima
1.10. Apuração dos votos A partir das 21h do dia 9.junho Instruções no tópico 6 do edital acima
1.11. Homologação do resultado em Reunião Extraordinária do PPGE 13.junho A reunião será às 10h15, em primeira chamada, e às 10h30, em segunda chamada, na sala 19 do PPGE/UFC
1.12. Divulgação da Chapa Vencedora A partir da homologação acima Publicação nesta página
1.13. Envio, para as unidades competentes da UFC, da ata homologadora do resultado e dos demais documentos pertinentes A partir da homologação acima Via processo na plataforma SEI

.
fig-alterar-email-ou-senha
.

E-MAIL DE INSCRIÇÃO DAS CHAPAS

.
1) Preenchimento do Formulário – Inscrição de Chapas (botão azul à direita)
OBS.: Faça o preenchimento a partir de uma conta @ufc.br ou @gmail.com, pois outros provedores de e-mail têm apresentado problemas na recepção das mensagens automáticas.
.
2) Após o clique no botão ‘Enviar’ do formulário, será encaminhada uma mensagem automática, com as respostas dadas, para o e-mail do(a) respondente. Ele(a) deverá, então, procurar uma mensagem cujo REMETENTE SEJA ‘Formulários Google’ na caixa de Entrada ou no SPAM
.
3) Ao acessar a mensagem, descer com o cursor até o final, para clicar em “Exibir toda a mensagem”
.msg-cortada
.
Se não aparecer o aviso de “Mensagem cortada”, VOLTAR PARA O TOPO DA MENSAGEM e clicar no ícone de impressora, como mostra a figura abaixo:fig-printer-e-mail-abr2025
.
►No caso do aviso de “Mensagem cortada”, depois que a mensagem estiver exibida totalmente, então tecla <CTRL> + <P>, PARA PODER SALVÁ-LA EM PDF, conforme mostrado na imagem a seguir.
►Caso a próxima tela seja esta abaixo, proceder conforme descrito.
.
salvar-como-pdf-2
.
4) Ambos(as) docentes da Chapa deverão acessar o perfil próprio na Plataforma Gov.BR [https://assinador.iti.br/] para assinar eletronicamente o pdf gerado
.

5) Um(a) dos(as) componentes da Chapa deverá enviar um e-mail com as seguintes características:
• DESTINATÁRIO: ppge.docentes@ufc.br
• ASSUNTO: Chapa Coordenação PPGE 2025/2027 – Nome da Chapa
• CONTEÚDO: (não precisa ter texto nenhum – pode estar vazio)
• ANEXO: pdf assinado pelos dois componentes da Chapa, na Plataforma Gov.BR
• ANEXO 2 (se for o caso): pdf assinado pelo(a) candidato(a) à Coordenador(a) da Declaração de Exceção ao Nepotismo (item 3.1.4 do edital acima – form on-line)
• ANEXO 3 (se for o caso): pdf assinado pelo(a) candidato(a) à Vice-Coordenador(a) da Declaração de Exceção ao Nepotismo (item 3.1.5 do edital acima – form on-line)

.
.