PEP0900 – Tópicos Especiais em Educação IV: Tecnologias Digitais e Cultura Maker na Educação [DO]

Disciplina: PEP0900 – Tópicos Especiais em Educação II: Tecnologias Digitais e Cultura Maker na Educação
Curso: Doutorado
Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
Dias da Semana: Terça – tarde
Nº de vagas: 15
Docente: Juscileide Braga de Castro
Docentes Adicionais: José Aires de Castro Filho (Docente PPGE)
Ementa:
Avanços tecnológicos e impactos na Educação. Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. Cultura Maker. Currículo e fluência tecnológica Teorias que fundamentam o uso e desenvolvimento de artefatos digitais na Educação. Formação docente para o uso e produção de tecnologias. Estudo de abordagens e metodologias: STEAM, Cultura Maker, Design Thinking, pensamento computacional, Robótica Educacional, recursos educacionais abertos, jogos sérios e gamificação, Inteligência Artificial, dentre outros.
Referências:
ALMEIDA, M. E. B. de. Narrativa das relações entre currículo e cultura digital em tempos de pandemia: uma experiência na pós-graduação . Práxis Educacional, [S. l.], v. 17, n. 45, p. 52-80, 2021. DOI: 10.22481/praxisedu.v17i45.8324. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8324. ARARIPE, Juliana P. G. A.; LINS, Walquíria C. B. Competências Digitais na Formação Inicial de Professores. São Paulo: CIEB; Recife: CESAR School,2020. E-book em pdf. BACICH, Lilian; HOLANDA, Leandro. STEAM em sala de aula: a aprendizagem baseada em projetos integrando conhecimentos na Educação Básica. Penso Editora, 2020. CASTRO, Juscileide Braga de. Formação de Professores que Ensinam Matemática: Produção de Recursos Educacionais Digitais para a Construção de Significados. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática: a Educação Matemática num mundo pós-pandêmico. Anais…Campina Grande (PB) UEPB, 2024. CASTRO, Juscieide Braga de.; SOUZA, Maria Silvania Xavier.; SANTOS, Francisco Vieira. Decolonizando Tecnologias e entrelaçando comunidades: da investigação de problemas à criação de artefatos. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, (pp. 486-495). Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wie.2023.234868 CAVALCANTI, C. C.; FILATRO, A. Design Thinking na Educação presencial, a distância e corporativa. 1ª ed, São Paulo: Saraiva, 2016 CETIC.Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras [livro eletrônico] São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil, 2023. CIEB. Centro de Inovação para a Educação Brasileira. CIEB: notas técnicas #8:Competências de professores e multiplicadores para uso de TICs na educação. São Paulo: CIEB, 2019. E-book em pdf. CIEB. Centro de Inovação para a Educação Brasileira. Relatório Guia Edutec -Diagnóstico do Nível de Adoção de Tecnologia nas Escolas Públicas Brasileiras em 2022. São Paulo: CIEB, 2022. E-book em pdf. FERREIRA, Dayany Barros; SOUZA, Danilo do Carmo de; CASTRO FILHO, José Aires; CASTRO, Juscileide Braga de. Gamificação no Ensino de Matemática: análise das contribuições do Recurso Educacional Digital ’Ilha das Operações’ para a aprendizagem. Revista Ensino em Debate, Fortaleza, v. 4, p. e2024025, 2024. LIRA, Arianny de Sousa; LEITÃO, Darlene Alves; CASTRO, Juscileide Braga de.Como o Processo de Produção de Mídias pode contribuir para a Formação Docente? Renote. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 17, p. 425-434,2019. RESNICK, M. Jardim de infância para a vida toda: Por uma Aprendizagem Criativa, mão na massa e relevante para todos. 1. ed. Rio Grande do Sul: Penso, 2020 SANTOS, Francisco Viera dos ; SOUZA, Maria Silvania Marques Xavier de; CASTRO, Juscileide Braga de . Robótica Educacional: estratégias para além da pandemia da COVID-19. Revista de Ensino de Ciências e Matemática (REnCiMa), v. 13, p. 1-18, 2022. PAPERT, S. A máquina das crianças: repensando a escola na era da informática. Seymour. Porto Alegre: Artes Médicas, 2008. VALENTE, José Armando. Integração do pensamento computacional no currículo da educação básica: diferentes estratégias usadas e questões de formação de professores e avaliação do aluno. Revista E-curriculum, v. 14, n. 3, p. 864-897, 2016. WING, Jeannette Marie. Computational thinking. Communications of the ACM, New York, v. 49, n. 3, p. 33-35, mar 2006. WING, Jeannette Marie. Computational Thinking-What and Why? The Link Magazine, Pittsburgh, p. 20-23, Spring 2011.