PEP0900 – Tópicos Especiais em Educação IV: Ontologia, Ética e Educação [DO]

Disciplina: PEP0900 – Tópicos Especiais em Educação IV: Ontologia, Ética e Educação
Curso: Doutorado
Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
Dias da Semana: Terça – noite
Nº de vagas: 25
Docente: Fátima Maria Nobre Lopes
Docentes Adicionais: Adauto Lopes da Silva Filho (Docente PPGE)
Ementa:
1. A Ontologia do Ser Social e Educação em Marx. A Dialética Hegeliana. Crítica de Marx a Hegel. Os Princípios Fundamentais da Ontologia de Marx. A Educação dos Sentidos.
2. A Ontologia do Ser Social em Lukács. Uma Breve Apresentação de Lukács e da Ontologia do Ser Social. Categorias Fundamentais da Ontologia do Ser Social. A Centralidade do Trabalho e o Seu Caráter Teleológico. A educação no Sentido amplo e Restrito.
3. Ética e Educação enquanto Formação Humana. Princípios fundamentais para a formação humana: ética individual, social e profissional. Marx: educação ominilateral para a constituição da formação humana. Lukács: do em-si ao para-si. A elevação do ser para a constituição da formação humana
Referências:
HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Enciclopedia de las ciencias filosoficas. Tradução de E. Ovjero Y Maury. Buenos Aires: Libertad, 1974
________. Princípios da Filosofia do Direito. Tradução de Orlando Vitorino. 2ª Ed. Portugal: Martins Fontes, 1976.
MÉSZÁROS, István. A Educação para Além do Capital. Tradução de Isa Tavares. São Paulo, Boitempo, 2005, 77p.
LOPES, Fátima Maria Nobre. As Duas Faces do Trabalho: Constituição e Negação do Homem, In: Educação em Debate, Fortaleza, ano 43, nº 85 – maio/ago. 2021, p. 44 a 57. Disponível em: http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/72464
________. O duplo aspecto da educação: via de constituição do estranhamento ou de sua superação mediada pela ética. In: Revista da FAEEBA – Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 22, n. 39, p. 63-72, jan./jun. 2013. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/faeeba/v22n39/v22n39a07.pdf
________. Lukács: Estranhamento, Ética e Formação Humana. Tese de Doutorado em Educação, Fortaleza: UFC, 2006. (Repositório UFC). http://www.repositorio.ufc.br/bitstream/riufc/3286/1/2006_Tese_FMNLOPES.pdf
________. O Estranhamento como Fenômeno Histórico-Social em Lukács, In: Educação em Debate, Ano 17/18, no. 29, 30, 31 e 32 de 1995, p. 15 a 20.
LOPES, Fátima Maria Nobre; SILVA FILHO, Adauto Lopes. Elementos de uma ética fundamental: a obtenção do bem humano, In: Educação em Debate, Fortaleza, ano 46, n.º 92 – jan./dez. 2024, p. 01 a 16. Disponível em:
http://periodicos.ufc.br/educacaoemdebate/article/view/92687
________. Hegel: a filosofia enquanto sistema da razão, In: Revista Argumentos, ano 9, n. 18, Fortaleza, jul./dez. 2017, p. 107 a 119. Disponível em:
http://www.periodicos.ufc.br/argumentos/article/view/31032/71651
LUKÁCS, György. História e Consciência de Classe (1923). Tradução de Telma Costa. Porto: Publicações Escorpião, 1974, 378p.
________. Ontologia Dell´Essere Sociale. 3 vols. A cura di Alberto Scarponi. 1ª ed. Roma: Riuniti. Vol. I: 1976; vols. II* e II**: 1981.
________. Prolegomeni All’Ontologia Dell’Essere Sociale: questioni di principio de un’ontolia oggi divenuta possibile. Tradução de Alberto Scarponi. Milano: Guerini e Associatti, 1990, 353 p.
________. Ontologia do Ser Social. Vol. I. Tradução de Carlos Nelson Coutinho e outros. 1ª Ed., São Paulo: Boitempo, 2012
________. Ontologia do Ser Social. Vol. II. Tradução de Nélio Schneider e outros. 1ª Ed., São Paulo: Boitempo, 2013
MARX, Karl. Manuscritos Economico-Filosóficos. Tradução de Artur Mourão. 1ª Ed. Lisboa: Edições 70. 1989.
________. O Capital. 6 volumes. Tradução de Reginaldo Sant’Anna. São Paulo: Difel, 1985.
________. A Ideologia Alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 4ª ed., São Paulo: HUCITEC, 1984.
________. Teses sobre Feuerbach, anexo à Ideologia Alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 4ª ed., São Paulo: HUCITEC, 1984.
________. Manoscritti Economico-Filosofici del 1844. Traduzione di Norberto Bobbio. Ottava Edizione, Torino, Giulio Einaudi editore, 1983, 188p.
________. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel – Introdução. Tradução de José Carlos Bruni e Raul Marcos Castell. Revista discurso, nº 13, São Paulo: Polis, 1983.
________. Crítica da Filosofia do Direito de Hegel. Tradução de Conceição Jardim e Eduardo Lucio Nogueira. 2ª edição, Lisboa: Presença, 1983.
________. Miséria da Filosofia. Trad. José Paulo Neto. 1ª ed., São Paulo: Livraria Ciências Humanas, 1982.
________. Il Capitale . 5 vols. Traduzione di Delio Cantimori e altri. 8ª ed., Roma: Riuniti, 1980.
REFERÊNCIAS COMPLEMENTARES
SILVA FILHO, Adauto Lopes; LOPES, Fátima Maria Nobre. O paradoxo da educação brasileira: uma relação antagônica entre o princípio de realidade e o princípio de desempenho. IN: Revista Diálogo Educacional. Curitiba, v. 18, n. 59, p. 1022-1040, out./dez. 2018. Disponível em:
https://periodicos.pucpr.br/dialogoeducacional/article/view/24379