PEP0277 – Trabalho e Educação I

Disciplina: Trabalho e Educação I
Cursos: Mestrado e Doutorado
Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
Dias da Semana: Terça – manhã
Horário: 08h às 12h
Nº de vagas: 40
Docente: Justino de Sousa Junior
Ementa: Esta disciplina estuda as categorias Práxis, trabalho e educação bem com as relações entre elas; estuda também as principais elaborações desenvolvidas na área de pesquisa em trabalho e educação.
Referências: BARATA-MOURA, J. Ideologia e prática. Lisboa: Editorial Caminho, 1978. __________. Para uma crítica da «filosofia dos valores». Lisboa: Livros Horizonte, 1982.
__________. Da representação à práxis – itinerários do idealismo contemporâneo. Lisboa: Editorial Caminho, 1986 (a).
__________. Ontologias da “práxis” e idealismo. Lisboa: editorial Caminho, 1986 (b).
__________. Prática – para uma aclaração do seu sentido como categoria filosófica. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
__________. As teses das teses – para um exercício de leitura. Lisboa: Edições avante, 2018.
KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis – o pensamento de Marx no século XXI. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1992, pp. 97-128.
KOSIK. K. Dialética do concreto. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, pp. 217-227.
LESSA, S. Trabalho e proletariado no capitalismo contemporâneo. São Paulo: Cortez, 2007, pp. 105-125.
MANACORDA, M. A. Marx e a Pedagogia Moderna. São Paulo, Cortez, 1991.
MARX, K. O capital – para a Crítica da Economia Política. 13a ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1989.
MARX, K. Manuscritos Econômico-filosóficos de 1844. Lisboa: Edições 70, 1989, pp. 157-172.
MARX, K. A guerra civil na França. In: MARX e ENGELS. Obras escolhidas. São Paulo: Alfa-Omega, [1988] vol. 2, pp. 64-103.
MARX, K. e ENGELS F. Manifesto do Partido Comunista. In: REIS FILHO, D. A. (Org.). O Manifesto do Partido Comunista 150 anos depois. Rio de Janeiro: Contraponto; São Paulo: Perseu Abramo, 1998, pp. 07-41.
MARX, K. e ENGELS F. A Ideologia Alemã – cap. I. Lisboa, Edições Avante, 1981.
MARX, K. e ENGELS, F. Crítica da educação e do ensino. Lisboa: Moraes Editores, 1978.
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