PEP1722 – Educação, Currículo e Ensino III: A Constituição do Habitus Docente e Trajetórias Formativas

Disciplina: PEP1722 – Educação, Currículo e Ensino III: A Constituição do Habitus Docente e Trajetórias Formativas
Curso: Doutorado
Quantidade de Créditos: 4 créditos – 64 h/a
Dias da Semana: Quarta – manhã
Horário: 8h às 12h
Nº de vagas: 10
Docente: Luiz Botelho Albuquerque
Docentes Adicionais: Pedro Rogério (Docente PPGE) e Silvia Elizabeth Miranda de Moraes (Docente PPGE)
Ementa: A FORMAÇÃO DO HABITUS DOCENTE. O HABITUS DOCENTE -APRENDIZ E A CIDADANIA PLANETÁRIA. A DIMENSÃO CURRICULAR PRESENTE NAS HISTÓRIAS DE VIDA. DESVELAMENTO E INTERPRETAÇAO DAS NARRATIVS DE SI A PARTIR DO REFERENCIAL DERIVADO DA PRAXIOLOGIA E DAS HISTÓRIAS DE VIDA EM FORMAÇÃO.
Referências: BAKHTIN, Mikhail. A cultura popular na Idade Média e no Renascimento. Brasília: Ed.UnB, 1993.
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1995.
BAKHTIN, Mikhail.. O problema do texto. In. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins
BOMENY, Helena. Os intelectuais da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas linguísticas. São Paulo: Edusp, 1996.
BOURDIEU, Pierre. Esboço de auto análise. São Paulo: Edusp, 2010.
ELIAS, Norbert. Mozart, sociologia de um gênio. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HAUSER, A. História social da arte e da literatura. São Paulo: Martins Fontes, 1994.
JAEGER, Werner. Paidéia. A formação do homem grego. São Paulo: Martins fontes, 1995.
MICELI, Sergio. Intelectuais à brasileira. São Paulo: Cia das Letras, 2001.
MORAES, Silvia Elizabeth. e ALBUQUERQUE, L.B. (ORGS.). Estudos em currículo e ensino. São Paulo: Mercado das Letras, 2014.
ORTIZ, Renato. Ciências sociais e trabalho intelectual. São Paulo: Olho d´água, 2002.
PRADO JUNIOR, Caio. Formação do Brasil contemporâneo. São Paulo: Cia das letras, 2011.
ROUANET, Sergio Paulo. As razões do Iluminismo. São Paulo: Cia das Letras, 1987.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. A Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
VIGOTSKI, Lev Semenovich. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
WACCQUANT, Loic. Esclarecer o habitus. Educação & Linguagem, São Bernardo do Campo: a.10, n.16, p. 63-71, jul./dez. 2007.