TRIBUTO À ROMILLA DE MENEZES NASCIMENTO

No dia em que se inicia mais um período de matrícula, continuidade de um sonho para uns, conclusão para outros, fomos surpreendidos com a triste notícia da morte da mestranda Romilla de Menezes Nascimento, orientanda da professora Maria Eleni Henrique da Silva.

Quando nos inscrevemos em alguma seleção e usam como critério o histórico escolar, o currículo acadêmico, o que deveriam avaliar?

Nossas primeiras colagens e pinturas, os desenhos e as brincadeiras de rodas ou o primeiro dia de aula em que as mãos de nossa mãe ou pai soltam as nossas e nos vemos na aterradora solidão de estar cercados por estranhos, é nessa hora que as nossas mãos são encontradas por outras mãos que nos confortam e transmitem segurança. Não são parentes, não são amigos, são colegas de escolas. Colegas estes que nos seguem por muitos anos, de uma série a outra, de um professor (ou professora) a outro (outra). Muitos se vão com o passar do tempo; colegas que reconhecemos pelo rosto, pelo nome, de vista ou de sorrisos. Mas alguns não soltam as nossas mãos e seguimos juntos.

Se fôssemos avaliar a influência dessas pessoas em nossas vidas, qual balança as comportaria? Muitos destes nossos colegas dividiram brincadeiras conosco, atividades em equipe, deram aula enquanto segurávamos alegremente uma cartolina. Como mensurar? Pois, como estrelas, nasceram e cresceram ao nosso lado sem que conhecêssemos suas dores, suas alegrias, suas histórias, suas lutas, sendo iluminados pela luz um do outro, nem sempre seguindo a mesma estrada, mas sempre iluminando o mesmo céu.

Como diria Sir. Elton John, “somos jovens demais para cantar blues”. Não fomos preparados para lidar com a morte tão cedo. Embora escrita com A, a palavra “Adeus” deveria ser a última em nosso dicionário. Não ignoramos a morte. Aliás, até temos um encontro marcado com ela na agenda da existência, mas não no café da manhã, não no início de nossos dias; mas deveria ser no final da noite, quando os girassóis já dormem e os vagalumes iniciam seu turno.

Romilla, tivemos a honra de cursar disciplinas juntos, participar de reuniões dos estudantes juntos. A sua luz expandiu-se sobre todos nós e, como toda estrela, mesmo quando parte, sua luz ficará. Ficará como uma oferta de generosidade: para guiar a paz os corações dos familiares e amigos que continuarão essa jornada, para fortalecer as mãos daqueles que tantas vezes contaram com o seu apoio e segurança… Sua história estará sempre presente no coração, na memória e no sorriso daqueles que lhe amam e daqueles que por você foram amados. Em nome de todos os alunos e de todas as alunas do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação, externamos os nossos mais sinceros agradecimentos por segurar nossas mãos e os nossos mais sinceros sentimentos aos familiares e amigos.

Caucaia, 03 de março de 2022.

Francisco Samuel de Sousa e Silva

Representação Estudantil do PPGE