NOTA DE PESAR – falecimento do professor Nicolino Trompieri Filho

NOTA DE PESAR

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Ceará comunica, com grande pesar, o falecimento do professor Nicolino Trompieri Filho, ocorrido em 14 de setembro.

Graduado em Pedagogia pela UFRJ, Mestre e Doutor em Educação pela UFC, o professor Nicolino ingressou na UFC em 1976, onde foi Chefe do Departamento de Estudos Especializados e Diretor da Faculdade de Educação.

Nicolino atuou intensamente no curso de Graduação da UFC, onde lecionou diversas disciplinas, de modo especial, Estatística Aplicada à Educação e Filosofia da Educação. Orientou mais de 40 estudantes em Iniciação Científica.

No Programa de Pós-Graduação em Educação, coordenava o Grupo de Pesquisa Avaliação Curricular e participava da Linha de Pesquisa Avaliação Educacional (NAVE). Orientou mais de 40 pós-graduandos (mestres e doutores).

Durante várias décadas, pesquisou sobre Avaliação de Sistemas, Instituições, Planos e Programas Educacionais. Publicou 7 livros, 20 capítulos de livros e mais de 40 artigos em periódicos.

Os frutos da longa e fecunda atuação do professor Nicolino na Educação do Estado do Ceará não se limitam a aspectos quantitativos, pois sua generosidade e dedicação alimentaram os sonhos de várias pessoas.

O PPGE, desconsolado com a sua partida, se solidariza com familiares, ex-orientandos(as), amigos(as) e colegas de Nicolino Trompieri Filho.