Solicitação de Prorrogação de Prazo dos Cursos de Doutorado e Mestrado

Em casos excepcionais, e combinando com o(a) Orientador(a), o(a) discente poderá solicitar a prorrogação de prazo se:

1. O E-MAIL DE SOLICITAÇÃO chegar, na caixa postal descrita abaixo, no mínimo, com 90 (noventa) dias ANTES do término do prazo regular (‘Prazo para Conclusão’, conforme consta no histórico escolar – ver a seguir um exemplo)

Historico-Escolar-mai2025

2. Se, em virtude de um problema de saúde do(a) próprio(a) discente, este(a) apresentar um Atestado Médico ao PPGE;

3. Para os discentes do Mestrado, a prorrogação máxima é de 3 meses;

4. Para os discentes do Doutorado, a prorrogação máxima é de 6 meses.

Com base nas condições acima, os discentes que necessitarem prorrogar o prazo de finalização do seu curso precisarão providenciar um e-mail – conforme as orientações a seguir.
DICA: Fazer os procedimentos abaixo de um COMPUTADOR, que é melhor de visualizar do que de um celular.
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E-MAIL DE SOLICITAÇÃO DE PRORROGAÇÃO DE PRAZO
Etapa 1 ref. ao(à) Discente, e a Etapa 2 ref. ao(à) Orientador(a)
1) Providências do(a) Discente
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1.1) Combinar com o(a) Orientador(a) o prazo a ser requerido
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1.2) Providenciar, no SIGAA, o pdf do Histórico Escolar atualizado
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1.3) Preenchimento do Formulário On-Line (botão amarelo acima e à direita)
OBS.: Faça o preenchimento a partir de uma conta @ufc.br ou @gmail.com, pois outros provedores de e-mail têm apresentado problemas na recepção das mensagens automáticas.
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1.4) Após o clique no botão ‘Enviar’ do formulário, será encaminhada uma mensagem automática, com as respostas dadas, para o e-mail do(a) docente. Ele(a) deverá, então, procurar uma mensagem cujo REMETENTE SEJA ‘Formulários Google’ na caixa de Entrada ou no SPAM.
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IMPORTANTE: O PPGE não se responsabiliza por eventuais problemas de conexão do Google Forms, então, caso a mensagem não apareça na caixa postal do(a) candidato(a), este(a) deve procurar na caixa de SPAM, e ainda não aparecendo a mensagem, deve fazer uma nova inscrição neste formulário on-line estando logado(a) em um outro Gmail, para tentar novamente receber a mensagem.
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1.5) Ao acessar a mensagem, descer com o cursor até o final, para clicar em “Exibir toda a mensagem”
.msg-cortada
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Se não aparecer o aviso de “Mensagem cortada”, VOLTAR PARA O TOPO DA MENSAGEM e clicar no ícone de impressora, como mostra a figura abaixo:fig-printer-e-mail-abr2025
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►No caso do aviso de “Mensagem cortada”, depois que a mensagem estiver exibida totalmente, então tecla <CTRL> + <P>, PARA PODER SALVÁ-LA EM PDF, conforme mostrado na imagem a seguir.
►Caso a próxima tela seja esta abaixo, proceder conforme descrito.
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salvar-como-pdf-2
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1.6) O(A) discente deverá acessar seu perfil na Plataforma Gov.BR [https://assinador.iti.br/] para assinar eletronicamente o pdf gerado
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1.7) O(A) discente enviará, por e-mail, para o(a) seu(sua) Orientador(a): o pdf gerado, o histórico escolar e o documento que comprove a necessidade da prorrogação (atestado médico, etc.).

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2) Providências do(a) Orientador(a)
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2.1) O(A) Orientador(a) recebe os documentos do(a) discente e acessa seu perfil na Plataforma Gov.BR [https://assinador.iti.br/] para assinar eletronicamente o pdf assinado pelo discente
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2.2) O(A) Orientador(a) abre um processo no SEI e inclui os 3 documentos referentes à prorrogação como ‘documentos externos’
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sigaa-tela-001
sigaa-tela-002
sigaa-tela-003
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2.3) O(A) Orientador(a) deverá ANOTAR O NÚMERO DO PROCESSO GERADO NO SEI (vide o número que está no topo esquerdo na tela do SIGAA: 99999/20XX-99) para poder mencionar este número no e-mail que será enviado ao PPGE
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2.4) O(A) Orientador(a) deverá enviar um e-mail com as seguintes características:

  • DESTINATÁRIO: ppge.discentes@ufc.br
  • C/C: E-mail do(a) Discente
  • ASSUNTO: Solicita Prorrogação Doutorado – Nome Completo do(a) Discente OU Solicita Prorrogação Mestrado – Nome Completo do(a) Discente, conforme o curso do(a) discente
  • CONTEÚDO: Prezado Time PPGE, favor verificar o processo SEI nº …… Att., Prof(a). …..

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TRÂMITES RESTANTES:
• O requerimento será apreciado na reunião seguinte do Colegiado do PPGE
• Caso o pleito seja aprovado pelo Colegiado, a equipe do PPGE encaminhará o requerimento, o histórico e a decisão do Colegiado do PPGE à PRPPG
• A PRPPG alterará o dado da conclusão do curso nos registros do(a) discente, e este(a) poderá verificar esta mudança no seu histórico escolar
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IMPORTANTE: A solicitação de prorrogação de prazo só será encaminhada ao Colegiado do PPGE se todas as etapas acima forem cumpridas, não somente o preenchimento do formulário on-line.