Registro de Banca Examinadora e Reserva de Ambientes na FACED

O processo de Registro de Banca Examinadora acontece em períodos estabelecidos conforme o calendário anual do PPGE. Em alguns momentos do ano, este processo fica suspenso em virtude de recessos necessários para a equipe colocar em dia as demandas burocráticas, especialmente quando alguns integrantes entram em gozo de férias.

No total, este processo tem 3 etapas, sendo que a primeira pode ser providenciada pelos discentes o quanto antes:

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ETAPA 1 ) ESCOLHA DA BANCA EXAMINADORA E COLETA DAS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS
O(A) discente deve checar se os Avaliadores que almeja convidar para a Banca se enquadram nos seguintes critérios:

1.1) Ter um perfil na Plataforma Lattes, ou, no caso de Doutorado Cotutela, os estrangeiros devem ter seu currículo na Plataforma Orcid;

1.2) Se ex-discentes do Programa de Pós-Graduação em Educação/UFC, devem ter concluído seus respectivos cursos há mais de 2 anos; e

1.3) Analisando o CV Lattes ou CV Orcid dos Avaliadores almejados, estes devem ter 3 (três) produções (artigo em periódicos com QUALIS, capítulo de livro ou livro com Conselho Editorial) na área de pesquisa do(a) discente, nos últimos 3 (três) anos.

IMPORTANTE: Caso observe que as produções estão fora do escopo de data exigido (últimos 3 anos), ou insuficientes, o(a) discente deve solicitar ao(a) Avaliador(a) que esteja nesta condição que ATUALIZE seu CV Lattes (ou, no caso de estrangeiros, seu CV Orcid) a fim de que se adeque às regras do PPGE. No caso dos Avaliadores brasileiros, AS ATUALIZAÇÕES DA PRODUÇÃO DEVEM SER EFETIVADAS NO CV LATTES, caso contrário não poderão ser mencionadas neste formulário. Se esta atualização for efetuada e ainda assim o(a) Avaliador(a) não se enquadra nos requisitos acima, ENTÃO o(a) discente deverá  ESCOLHER OUTRO(A) AVALIADOR(A) que cumpra estas condições.

PERÍODOS DE ALERTA!

Discentes e docentes do PPGE devem atentar aos seguintes períodos de exceção do ano corrente:
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JANEIRO – – – – – 

.Dias 2 a 9. Recesso de solicitação/realização de bancas e pedidos de diploma
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ABRIL | MAIO | JUNHO – – – – – – –
.Greve dos Docentes e TAEs da UFC. Os agendamentos das bancas estão suspensos, com exceção dos discentes que terão como prazo máximo para a defesa final neste período. Solicitação de diplomas, pedido de documentos e outras demandas burocráticas estão também suspensos.

OBS.: as marcações de banca no formulário on-line durante o período de greve só serão consideradas se estiverem dentro da exceção explicada acima. Caso contrário, as marcações serão CANCELADAS.
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NOVEMBRO – – – – 
.Dias 6 a 8. Em virtude dos Encontros Universitários da UFC, recesso de realização de bancas e período em que o PPGE NÃO disporá de atendimento ao público
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DEZEMBRO – – – –
.Dias 10 a 31. Recesso de solicitação/realização de bancas (com exceção dos discentes que terão como prazo máximo para a defesa final neste período)
.Dias 10 a 31. Recesso de pedidos de diploma

Após a checagem de que os Avaliadores se enquadram em todos os requisitos mencionados, o(a) discente deverá coletar as seguintes informações:

1.4) Nome completo, CPF, e-mail, celular com WhatsApp, Instituição de Trabalho, Instituição onde realizou o Doutorado e Pós-Doutorado (se houver), Área do Doutorado, Ano de conclusão do Doutorado, Área do Pós-Doutorado (se houver), Período do Pós-Doutorado (se houver)

1.5) URL do CV Lattes ou CV Orcid (no caso de estrangeiros) de cada Avaliador(a) e 3 produções acadêmicas deles(as) que constem nos seus respectivos currículos:
Passos:
• Acessar o CV Lattes ou CV Orcid, no caso de estrangeiros em Cotutela, de cada Avaliador(a) da Banca e já copiar a URL de cada página;
• Procurar 3 (três) produções (artigo em periódicos com QUALIS, capítulo de livro ou livro com Conselho Editorial) na área de pesquisa do(a) discente, nos últimos 3 (três) anos;
• Verificar o Qualis dos arigos NESTE LINK
• Copiar estas produções e o Qualis dos artigos no arquivo separado. Deve-se escrever no formato ABNT: AUTORES, Título, Periódico, período do periódico, DOI (se houver).

OBS. 1: No formulário referente ao curso de doutorado, há a opção do(a) 6º(ª) Avaliador(a), devendo ser preenchido apenas em caso de Cotutela Internacional. É O(A) Orientador(a) da Universidade Estrangeira.

OBS. 2: É importante guardar os dados dos Avaliadores de forma organizada, pois deverão ser consultados em outras oportunidades. 

1.6) Caberá ao(à) discente a articulação com seu(sua) Orientador(a) e demais Avaliadores quanto à data, hora e formato da Banca.

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ETAPA 2 ) PREENCHIMENTO DO FORMULÁRIO E ENVIO AO E-MAIL DO PPGE

2.1) O(A) discente deve realizar o download do formulário para preenchimento referente ao seu curso:

2.2) ENVIAR MENSAGEM para o e-mail ppge@ufc.br EDITANDO O ASSUNTO para que conste o tipo de Banca agregado do nome do(a) discente, anexando o arquivo do Formulário.
Exs.: MESTRADO 1ª Qualificação – Rogério Antunes de Almeida
DOUTORADO Defesa de Tese – Fabiana Pinho Moreira

2.3)  Se houver algum dado errado e/ou incompleto, será necessário o envio de novo formulário com as informações necessárias (Ex: Nome do(a) docente incompleto ou errado, quando a pesquisa Lattes não retorna resultados; CPF inválido; E-mail não informado)
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ENVIAR A SOLICITAÇÃO, anexando o formulário preenchido, para o e-mail: ppge@ufc.br

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Quando a equipe do PPGE receber o e-mail, ela vai enviar ao remetente do mesmo uma confirmação de recebimento da mensagem.
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ATENÇÃO: Para Qualificação o formulário deve ser enviado com 15 (quinze) dias de antecedência ao dia solicitado para realização da banca, e com 30 (trinta) dias para Defesa.

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ETAPA 3 ) AGUARDAR O ENVIO DA ATA E DAS DECLARAÇÕES DOS MEMBROS EXAMINADORES

Após a verificação dos dados, e estando a banca avaliadora em conformidade, a ata e as declarações dos membros da banca examinadora serão encaminhadas ao e-mail do(a) professor(a) orientador(a) do discente.
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Dúvidas: ppge@ufc.br