Lançamento do livro “A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras” organizado pelo professor Messias Dieb

image

O livro intitulado “A aprendizagem e o ensino da escrita: desafios e resultados em experiências estrangeiras” é uma coletânea de textos traduzidos por uma equipe de professores, sob a coordenação e organização do Prof. Dr. Messias Dieb, da Universidade Federal do Ceará – Brasil (UFC). Os textos são de autoria de pesquisadores de diversas universidades espalhadas em quatro países, trazendo um pouco do que se tem discutido, atualmente, dentro de um emergente e promissor campo disciplinar nas universidades norte-americanas chamado “Estudos da Escrita (Writing Studies)”. Os autores que compõem esta obra, publicada pela Pontes Editores de Campinas, estado de São Paulo – Brasil, são: Charles Bazerman da Universidade da Califórnia, campus de Santa Barbara (Estados Unidos);David Russell da Universidade de Iowa (Estados Unidos); Catherine Compton-Lilly da Universidade de Wisconsin Madison (Estados Unidos); Ken Hyland da Universidade de East Anglia (Inglaterra – Reino Unido); Paula Carlino da Universidade Pedagógica Nacional (Argentina); Peter Smagorinsky da Universidade da Geórgia (Estados Unidos); Christina Berchini da Universidade de Wisconsin Eau Claire (Estados Unidos) e Wenning Tong da Universidade de Xidian (China). O objetivo do livro é ampliar e aprofundar o debate em torno da aprendizagem e do ensino da escrita, por meio das seguintes questões: Quais são os significados e interesses envolvidos em uma (ação de) escrita? Como se dá o desenvolvimento de identidades na escrita? Como podemos promover um ensino (e, por conseguinte, uma aprendizagem) eficaz sobre a escrita? São estas, portanto, as três grandes interrogações que o conjunto dos textos reunidos no livro tenta responder.

LANÇAMENTO PPGE - jpeg